EMPREENDEDORISMO E TECNOLOGIA

403 palavras 2 páginas
EMPREENDEDORISMO E TECNOLOGIA
CONTEXTO ECONÔMICO-SOCIAL
O empreendedorismo é considerado um elemento que impulsiona a economia de qualquer país. É pela iniciativa de indivíduos empreendedores na sociedade que a economia se estrutura, cresce e se consolida, criando riqueza e gerando empregos. O empreendedor deveria ser, por todos os aspectos, o centro de atenção das instituições de uma sociedade. Os empreendedores utilizam seu capital intelectual a fim de criar valor para a sociedade. Geram empregos, dinamizam a economia, inovam; usam a criatividade em busca de soluções para melhorar a vida das pessoas.

Empreender é importante e provoca impacto. O dinamismo é inerente a atividade de empreender. A geração de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados proporciona mudança na estrutura econômica e, consequentemente, tem-se a destruição da antiga estrutura econômica existente e sucessivamente cria-se uma nova. É um processo contínuo de “criar-destruir-criar”.

A essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento de novas oportunidades, tendo como princípio a criação de uma nova forma de utilizar os recursos existentes. A criatividade dos empreendedores esta na busca de soluções para produzir bens e serviços mais acessíveis e mais eficientes para a sociedade. Ex. (Caneta tinteiro/caneta esferográfica – Telefone de linha/telefone celular – Máquina de escrever/computador)

O empreendedorismo traz três benefícios para a sociedade: estimula o crescimento econômico, aumenta a produtividade e cria novas tecnologias, produtos e serviços. Na atualidade, presencia-se uma tendência para abordar o empreendedorismo e a inovação sob uma ótica integrada. Os empreendedores são agentes de mudança e crescimento numa economia de mercado, podendo agir para acelerar a geração, a disseminação e a aplicação de ideias inovadoras.

Estimular a capacidade empreendedora passa, então, por induzir comportamentos favoráveis à inovação sistemática, por criar

Relacionados