Empreendedorismo e sustentabilidade no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERISTÁRIO DE MARINGÁ-CESUMAR
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA GESTÃO COM PESSOAS














EMPREENDORISMO SUSTENTÁVEL NO BRASIL














FOZ DO IGUAÇU
2012












EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NO BRASIL









Atividade Interdisciplinarreferente às disciplinas de Empreendedorismo e Inovações, Responsabilidade Social e Sustentabilidade e Metodologia do Ensino apresentada ao CESUMAR - Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial da avaliação do módulo 42 - 2012.







FOZ DO IGUAÇU
2012

O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NO BRASIL

O povobrasileiro é um exemplo de empreendedorismo, nossos empresários tem a atitude de idealizar, planejar e executar a prática de negócios contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de toda a população. Dal’Bó (2009) coloca que ninguém no mundo nasce empreendedor, a sociedade, a família e demais vivências no decorrer da vida, trazem conhecimento suficiente para que, o indivíduo, junto com suapersonalidade, atitudes e comportamento venha tornar-se um empreendedor de alto nível, nisto percebemos o quanto a busca de um perfil empreendedor gera crescimento para o indivíduo. Para o Sebrae (2009), existem três conjuntos de características que identificam um empreendedor. Conjunto de realizações, onde se busca oportunidades, onde se corre risco, e onde se tem persistência. Conjunto deplanejamento, onde se busca informações, estabelece metas, onde se planeja e monitora. Conjunto de poder, onde o individuo mostra sua persuasão, sua independência e sua autoconfiança. Dal’Bó (2009), reforça que o empreendedor é motivado pela sua realização, ele coloca-se a frente de responsabilidades para se tornar independente. Esse desejo de realização torna as pessoas empreendedoras encantadas pelo quefazem, e sempre querem melhorar suas habilidades a fim de se tornarem mais fortes e competitivos. O que diferencia o empreendedor de uma pessoa comum é a habilidade de perceber as oportunidades e como reage com as mudanças que ocorrem. O Empreendorismo no Brasil é destacado por algumas particularidades que nos diferem de outros países. Segundo a Pesquisa Gem Brasil (2008) um empreendedor quedeseje atuar na produção de chuveiros elétricos no Brasil teria que considerar um conjunto de regras definidas sobre as normas e regulamentos que o produto deveria atender, percebemos através deste exemplo o quanto o cliente é exigente e quanto isso reflete na preocupação com a excelência na prática empreendedora. Hoje percebemos que o empreendedorismo tem um grande papel na economia e na sociedade emgeral, gerando emprego e crescimento. Para Silveira (2008) antes da abertura econômica dos anos 90, o termo empreendedor era quase que desconhecido no Brasil. A abertura de pequenas empresas era difícil devido à instabilidade econômica e política, existiam empreendedores. Eles atuavam dentro de grandes empresas em áreas como finanças e marketing, e em outras áreas empresariais, um exemplo disso éo industrial Francisco Matarazzo, que muito contribuiu para o desenvolvimento.
Na pesquisa do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) em parceria com o Sebrae Nacional, principal promotor da pesquisa; o Sesi/PR, o Senai/PR e a Universidade Positivo, como parceria técnica promovem a pesquisa GEM, a qual revela detalhes no comportamento empreendedor brasileiro. A presente pesquisatem nove anos de edição completados no ano de 2008 com atuação em 60 países a presente pesquisa informa que o Brasil ocupou 13º posição no ranking mundial de empreendedorismo com a Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial (TEA) brasileira foi de 12,02 o que significa que de cada 100 brasileiros 12 realizavam alguma atividade empreendedora até o momento da pesquisa. Outro ponto visto na...
tracking img