Empreendedorismo e plano de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO DE PLANOS DE NEGÓCIO. Organização e procedimentos adequados para a realização de negócios – (exigência do mercado para o perfil empreendedor – a visão dos funcionários como participes do negócio – colaboradores). Altitude desejada – Orientação para desenvolver a visão negocial ( foco no negócio). = busca de soluções.

CONTEXTO Dificuldades na realidadebrasileira ( carga tributária, burocracia) Stephen Kanitz – Anos 70, sonho dos jovens era empreender, criar negócios próprios. Atualmente: Busca de empregos públicos e estabilidade. Porém as ameaças e oportunidades têm sempre duas perspectivas – há espaço para criar negócios. Ambiente é sempre variável, as circunstâncias mudam e o empreendedor deve saber identifica-las e aproveita-las. GRANDE DIFERENCIALATUAL A orientação para a gestão do conhecimento ( era da informação) – direcionar negócios tendo como vantagem competitiva o conhecimento, a capacidade de aprender e o capital humano. A FINALIDADE DE UM PLANO DE NEGÓCIOS. Possibilita um direcionamento, caracterização, forma de operar, estratégias, objetivos e projeções. Tipos de negócio: Prestação de serviços Varejo Distribuidora Empresaindustrial Empresa mista 1 – SERVIÇOS – com enfoque na prestação de serviços (intangibilidade), estrutura mais simples ( sem estoques e custos de vendas embutidos no serviço). 2 – VAREJO – Empresas que vendem diretamente ao consumidor final ( para uso próprio) Há estoques, necessidade de qualidade no atendimento forte – exigem a capacidade de escolher a apresentar os produtos certos e a capacidade degerar bom relacionamento com clientes. Custos de vendas ( comissões, material promocional, etc) e estoques ( controle, estrutura de armazenamento...) podem ser fatores críticos. 3 – DISTRIBUIDORA Empresa comercial que atua normalmente cobrindo uma área geográfica, responsável por vender produtos determinados – Normalmente vendem o produto para serem revendidos ao consumidor final ( cada vez maiscomum a preocupação com o atendimento e relacionamento e abordagem junto ao consumidor final). 4 – EMPRESA INDUSTRIAL – Fabricante dos produtos, que são posteriormente vendidos por uma cadeia de atores até chegar ao consumidor final – Ex: fábrica de bebidas.

5 – EMPRESA MISTA – Grupo dividios em unidades de negócio, como fabricação, vendas, apoio, consultoria etc PorQUE é crescente – tendência demercado de situar o diferencial competitivo nos processos e serviços, não no O quê, mas no como, faz com que empresas se organizarem como mistas para controlarem todo o processo tornando-se especializada em um determinado tipo de negócio e nicho de mercado. Empresa Start up – Aquela que está sendo formada a partir da visão de um grupo de empreendedores. Planejamento : Análise de cenários –caminhos e objetivos – ações e metas. O prazo definido para um planejamento varia, sempre devendo haver avaliações ao longo da validade deste planejamento. Influencia também o ciclo de vida do produto – em caso de planejamento para lançamento de produtos ( ciclo: criação – crescimento – maturidade e declínio) – cada etapa dura de acordo com as variáveis de cada negócio. Planejamento estratégico :definição do negócio, situação em que se encontra – onde quer chegar.  Macro-objetivos – possibilidades de execução 1- Definição do negócio (propósito, ramo etc) 2- Análise externa (ambiente) 3- Análise interna (envolvidos0 4- Cenários (previsão da evolução dos fatores) 5- Valores éticos 6- Missão (onde está) 7- Visão (onde pretende chegar) 8- Objetivos (o que a empresam deve fazer para cumprir suamissão) 9- Estratégias (como fazer) Modelo de Aloísio Ambrósio. Planejamento operacional – Detalhamento dos objetivos e metas – visa orientar o dia-a-dia da empresa, vinculado ao planejamento estratégico. Plano de negócios – Proveniente de um planejamento inicial, que dará vida à empresa e ao negócio. Público-alvo e ações desejáveis envolvendo a empresa e um plano de negócios : A) Sócios – Interesse...
tracking img