Empreendedorismo e identificação de oportnidades

2742 palavras 11 páginas
A importância do empreendedorismo e do empreendedor
Por que o empreendedorismo é importante?
Mario Persona - Nada acontece sem pessoas empreendedoras, com visão e disposição para mudar as coisas. O empreendedor é inquieto, percebe coisas erradas ou que podem ser melhoradas e parte para a ação.
Ser empreendedor é um "dom"? É possível tornar uma pessoa empreendedora?
Mario Persona - Creio que algumas pessoas sejam mais empreendedoras do que outras por diferentes razões. Pode ser pelo desejo de criar algo novo ou de não se conformar com o modo como as coisas estão. Pessoas com um limitado senso de observação têm dificuldade para empreender, já que não conseguem enxergar o que há de errado com o modo de fazer algo que tem sido feito do mesmo modo há mil anos. Creio ser possível estimular o empreendedorismo nas pessoas, mas se não existir uma resposta, uma disposição para isso, elas não sairão do lugar onde estão para fazer algo diferente. Quem está sempre em busca de uma zona de conforto dificilmente encara o empreendedorismo como um benefício. Para pessoas assim ele é visto mais como um estorvo.
Qual é o perfil e características do Empreendedor? E como identificar uma pessoa empreendedora?
Mario Persona - Senso de observação, criatividade, inquietude, descontentamento... Você pode fazer uma lista enorme de características, e em alguns umas são mais acentuadas do que outras. É preciso ser pró-ativo para ser empreendedor, e estar disposto a correr riscos e a lutar por suas idéias. Pessoas demasiadamente passivas e medrosas não empreendem. Conheci um empresário que costumava colocar uma vassoura caída e atravessada no corredor por onde passaria o candidato ao emprego. Sem o candidato saber ele já era testado ali. Se a vassoura continuasse caída no corredor ele nem era entrevistado. Se o candidato se abaixasse para pegar a vassoura e colocá-la encostada na parede para não representar risco a quem passasse pelo corredor, esse era aprovado no teste.
Qual a

Relacionados

  • EMPREENDEDORISMO
    2893 palavras | 12 páginas