EMPREENDEDORISMO PESSOAL 27

2544 palavras 11 páginas
EMPREENDEDORISMO

INTRODUÇÃO
Este trabalho visa abordar o que vem a ser empreendedorismo segundo a ótica de vários autores que desenvolveram todo um trabalho de pesquisa para elaborar conceitos e relacionar características que irão embasar a dinâmica de um bom empreendedor. Este, para ser bem sucedido, deverá estar motivado por seu espírito desbravador, antecipar-se aos outros, acreditarem em suas idéias, organizar uma estratégia e confiar fielmente em sua capacidade de liderança. A persistência e a coragem são alavancas diárias para transpor obstáculos e, o sucesso, para ele, deve ser, não só a capacidade de gerir o seu negócio, como também, de mantê-lo por um longo período de tempo, objetivando ter lucro e progresso em seu empreendimento. Também foi traçado o perfil do empreendedorismo no Brasil em 2013, que revelou um aumento considerável na taxa de empreendedores iniciais, estimando-se que 40 milhões de brasileiros estejam envolvidos com a atividade empreendedora.

1.0 O QUE É EMPREENDEDORISMO
É o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar. O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.
A palavra empreendedor (entrepreneur) surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir.
Entretanto, foi o economista francês Jean-Baptiste Say, que no início do século XIX conceituou o empreendedor como o indivíduo capaz de mover recursos econômicos de uma área de baixa para outra de maior produtividade e retorno. Mais tarde, o austríaco Joseph Schumpeter, um

Relacionados