Empreendedorismo no futuro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Brasileiro tem visão positiva dos empreendedores
Por Da Endeavor | Yahoo! Finanças – 1 hora 7 minutos atrás

Aproximadamente 88% da população brasileira reconhece os empreendedores comogeradores de emprego. O número é o mesmo nos Estados Unidos e quase 20% maior do que no Japão. Em meio às melhores percepções sobre o empreendedorismo, as pessoas entendem ainda que ter um negócio próprio éassumir responsabilidades, poder oferecer oportunidades, “colocar a mão na massa”.

brasileiros: Perfis e percepções, divulgada em fevereiro de 2013 pela equipe da Endeavor Brasil, com o apoio daIbope Inteligência.

Com o intuito de registrar os perfis empreendedores no país e compará-los com a população como um todo, foramentrevistados proprietários de micro, pequenas e médias empresas detodos os setores, potenciais empreendedores e até mesmo jovens e adultos que não pretendem abrir um negócio próprio.

A partir do estudo, destaca-se uma impressão geral: os brasileiros veem oempreendedorismo com bons olhos e consideram esta atividade benéfica para o país em vários aspectos.

Muita vontade e pouca ação
Mais do que a visão otimista sobre o papel do empreendedor, a pesquisaidentifica também que o brasileiro realmente deseja empreender. Neste quesito, o país tem a segunda maior taxa do mundo, atrás apenas da Turquia (segundo dados do Eurobarometer).

A amostra da Endeavorrevela que 3 em cada 4 brasileiros prefeririam ter um negócio próprio a ser empregado ou funcionário, enquanto metade dos americanos tem a mesma ambição. Além disso, 52% dessa população acredita serprovável ou muito provável que se torne empreendedor em um horizonte de 5 anos.

Por que, então, apenas 4% dos brasileiros são empreendedores com funcionários (aqueles com maior sucesso profissional emais escolarizados)?

Falta de recursos
Um dos principais impedimentos para começar, segundo a pesquisa, é a falta de recursos financeiros. Entre aqueles que acham pouco provável empreender no...
tracking img