Empreendedorismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
mpUNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Instituto de Ciências Sociais e Comunicação
Campus Chácara Santo Antonio
Curso de Administração de Administração de Empresas



EMPREENDEDORISMO
EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

São Paulo
Novembro/2010

EMPREENDEDORISMO

BRUNO DE ALMEIDA MARTINS
ELISABETH PEREIRA MACEDOMAURÍCIO DE SOUZA SOARES
RENATA MOREIRA RODRIGUÊS



Trabalho de Conclusão do Curso de Administração Universidade Paulista - UNIP,. Instituto de Ciências Sociais e Comunicação - Campus Chácara Santo Antonio - Curso de Administração de Administração de Empresas.

RESUMO

O estudo do empreendedorismo tornou-se constante na última década, alguns autoresclassificam como “Fenômeno” da última década, o projeto irá aprofundar-se no tema e identificar os motivos que desencadearam o aumento deste setor na área de administração de empresas.
O estudo irá descrever o cenário e as razões que tornam uma pessoa empreendedora, tarefa esta que se torna necessária para a economia do país, diante do decréscimo dos postos de trabalho, sua relevânciaatual deve-se principalmente em conciliar a vida profissional com a realização pessoal.

Palavras Chave: empreendedorismo, empreendedorismo no Brasil

ABSTRACT

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5
1.1 Justificativa 6
1.2 Problema Tratado 6
1.3 Objetivos 7
1.3.1. Objetivo Geral 8
1.3.2. Objetivos Específicos 8
1.4. As Hipóteses 8
1.4.1. Hipótese(s) Primária(s) 9
1.4.2. HipótesesSecundárias 9
1.5. Metodologia 9
1.6. Revisão da Literatura 10
1.7. Delimitação da Pesquisa 10
2 CAPÍTULO : NOMINAR 12
3 CAPÍTULO: NOMINAR 13
4 CAPÍTULO: NOMIMAR 14
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18

* INTRODUÇÃO

Segundo os autores Dolabela (1999), Dornelas (2001), Ducker (1989, 1998), uma revolução tem ocorrido mundialmente para virar o jogo dasrelações de trabalho e negócios, tanto para a organização quanto para o ser humano.
O conceito de empreendedorismo tem se intensificado no Brasil, na última década um dos fatores que causou este fenômeno foi o aumento do índice de desemprego entre 1989 a 2001, sem opções, ex funcionários por não conseguirem recolocação no mercado, abrem seu próprio negócio, segundo pesquisas realizadaspelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas) de agosto de 2007, indica que em 2005 51% dos empreendedores eram oriundos de empregos em empresas privadas, enquanto que em 2002 apenas 34% tinham este perfil, ou seja, mais recentemente, a metade dos empreendedores tentam inicialmente uma relação de emprego antes de empreender.
Tendo em vista que a naturezahumana sugere que devemos escolher a segurança, tornar-se empreendedor é deixar de ter a segurança que a empresa oferece para arriscar-se, dentro deste contexto Dornelas (2001) indica que a primeira definição de empreendedorismo é creditada a Marco Pólo, que no seu conceito empreendedor é aquele que assume os riscos de forma ativa, tanto físicos quanto emocionais.
A ação empreendedorapossibilita às pessoas intervirem, inovando e criando, avançando na busca de novos patamares de produção, de melhores níveis de qualidade de vida. Os novos empreendedores têm importância vital para a sociedade, pois, de acordo com Dolabela (1999) o desenvolvimento econômico de uma região tende a estar diretamente relacionado com o grau de empreendedorismo de uma comunidade.
Pesquisasempíricas diversas demonstram a existência de um conjunto de competências comuns aos empreendedores de sucesso. Algumas caracterizam a competência como sendo a capacidade de uma pessoa desenvolver atividades de maneira autônoma, planejando, implementando e avaliando. Estas são aprendidas ao longo da vida, assim, todas as experiências podem constituir-se em ocasiões de aprendizagem.

Uma...
tracking img