Historia
Empreendedorismo é o movimento de mudança causado pelo empreendedor, cuja origem da palavra vem do verbo francês“entrepreneur” que significa aquele que assume riscos e começa algo de novo.Apesar do empreendedorismo estar cada vez mais em evidência nos artigos, revista, internet, livros e aparentar ser um termo “novo” para os profissionais, é um conceito antigo que assumiu diversasvertentes ao longo do tempo. Só no início do século XX, a palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo, de forma resumida, uma pessoa com criatividade ecapaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com K. Knighte em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em1985 com Pinchot foi introduzido o conceito de intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora, mas dentro de uma organização.

Buscando ainda as raízes do empreendedorismo, Dornelas (2001) faz um resgatehistórico e identifica que a primeira definição de empreendedorismo é creditada a Marco Polo, sendo o
empreendedor aquele que assume os riscos de forma ativa, físicos e emocionais, e o capitalistaassume os riscos de forma passiva. Na Idade Média, o empreendedor deixa de assumir riscos e passa a gerenciar grandes projetos de produção principalmente com financiamento governamental. E no séculoXVII, surge a relação entre assumir riscos e o empreendedorismo. Bem como a criação do próprio termo empreendedorismo que diferencia o fornecedor do capital, capitalista, daquele que
assume riscos,empreendedor. Mas somente no século XVIII, que capitalista e empreendedor foram complemente diferenciados, certamente em função do início da industrialização.
Com as mudanças históricas, oempreendedor ganhou novos conceitos, na verdade, são
definições sob outros ângulos de visão sobre o mesmo tema, conforme Britto e Wever (2003,
p. 17), “uma das primeiras definições da palavra empreendedor,... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 05). Empreendedorismo no brasil. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Empreendedorismo-No-Brasil/881432.html

MLA

"Empreendedorismo no brasil" TrabalhosFeitos.com. 05 2013. 2013. 05 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Empreendedorismo-No-Brasil/881432.html>.

MLA 7

"Empreendedorismo no brasil." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2013. Web. 05 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Empreendedorismo-No-Brasil/881432.html>.

CHICAGO

"Empreendedorismo no brasil." TrabalhosFeitos.com. 05, 2013. Acessado 05, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Empreendedorismo-No-Brasil/881432.html.