Empreendedorismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMO NO BRASIL






Nome

Professora:
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Administração/Bacharelado (Turma) - Práticas do Módulo I
DD/MM/AA




1 RESUMO


O empreendedorismo começou a ganhar força no Brasil na década de 1990. Representa uma área do conhecimento da administração que tenta acompanhar a velocidade das mudanças do capitalismona nova economia, além de exigir com que o individuo assuma todos os riscos sociais, psicológicos e financeiros envolvidos no inicio de um empreendimento. O foco geral deste trabalho é destacar as características relacionadas ao termo empreendedorismo.


Palavras-chave: Administração. Brasil. Empreendedor.




1 INTRODUÇÃO


A palavra empreendedor vem do verbo francêsentreprendre que traduzido para o português significa “fazer algo ou empreender”. No latim sua etimologia é constituída de inter+prehendere, onde inter significa espaço que vai de um lugar ao outro, ação mutua, reprocidade e interação, e prehendere que significa tomar posse, utilizar, empregar, tomar uma atitude.
Segundo dicionário Michaelis, na língua Inglesa significa enterprising, que significa:empreendedor, ativo e ou ousado e corajoso.
Dornelas (2001) faz um resgate histórico e identifica que a primeira definição de empreendedorismo é creditada a Marco Polo, sendo:

Empreendedor é aquele que assume os riscos de forma ativa, físicos e emocionais, e o capitalista assume os riscos de forma passiva. Na Idade Média, o empreendedor deixa de assumir riscos epassa a gerenciar grandes projetos de produção principalmente com financiamento governamental. E no século XVII, surge a relação entre assumir riscos e o empreendedorismo. Bem como a criação do próprio termo empreendedorismo que diferencia o fornecedor do capital, capitalista, daquele que assume riscos, empreendedor. Mas somente no século XVIII, que capitalista e empreendedor foram complementediferenciados, certamente em função do início da industrialização.



O empreendedorismo trata-se de uma nova cultura, uma nova abordagem sobre a forma de se produzir riquezas. Representa uma área do conhecimento da administração que tenta acompanhar a velocidade das mudanças do capitalismo na nova economia.
O foco deste trabalho é destacar as características gerais do termoempreendedorismo, assim como apresentar alguns nomes de empreendedores que merecem destaques no Brasil.



2 EMPREENDENDORISMO E EMPREENDEDORES NO BRASIL


O mundo tem passado por várias transformações em curto período, principalmente no século XX, quando foi criado a maioria das invenções que revolucionaram o estilo de vida das pessoas. Geralmente essas invenções são frutos de inovação, de algoinédito ou de uma visão de como utilizar coisas já existentes, mas que ninguém anteriormente ousou olhar de outra maneira. Por trás dessas inovações existem pessoas ou equipes de pessoas com características especiais, que são visionários, que empreendem. (DORNELAS, 2001).
Nos últimos anos, o empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil. Representa uma área do conhecimento daadministração que tenta acompanhar a velocidade das mudanças do capitalismo na nova economia, além de exigir com que o individuo assuma todos os riscos sociais, psicológicos e financeiros envolvidos no inicio de um empreendimento.

Dornelas (2001) destaca que os empreendedores conseguem enxergar as oportunidades e ameaças que podem comprometer o seu negócio, são pessoas otimistas e possuemqualidades especificas determinando o seu perfil empreendedor e estas refletidas no sucesso da empresa, tais características foram evidenciadas a seguir:


• Planejam, planejam e planejam – procura analisar cada parte do negócio, desde sua concepção a visão de futuro.


• Sabem explorar ao máximo as oportunidades – o empreendedor observa tudo o que esta a sua volta, identifica as...
tracking img