Empreendedorismo no brasil

EMPREENDEDORISMO NO BRASIL






Nome

Professora:
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Administração/Bacharelado (Turma) - Práticas do Módulo I
DD/MM/AA




1RESUMO


O empreendedorismo começou a ganhar força no Brasil na década de 1990. Representa uma área do conhecimento da administração que tenta acompanhar a velocidade das mudanças do capitalismona nova economia, além de exigir com que o individuo assuma todos os riscos sociais, psicológicos e financeiros envolvidos no inicio de um empreendimento. O foco geral deste trabalho é destacar ascaracterísticas relacionadas ao termo empreendedorismo.


Palavras-chave: Administração. Brasil. Empreendedor.




1 INTRODUÇÃO


A palavra empreendedor vem do verbo francêsentreprendre que traduzido para o português significa “fazer algo ou empreender”. No latim sua etimologia é constituída de inter+prehendere, onde inter significa espaço que vai de um lugar ao outro, açãomutua, reprocidade e interação, e prehendere que significa tomar posse, utilizar, empregar, tomar uma atitude.
Segundo dicionário Michaelis, na língua Inglesa significa enterprising, que significa:empreendedor, ativo e ou ousado e corajoso.
Dornelas (2001) faz um resgate histórico e identifica que a primeira definição de empreendedorismo é creditada a Marco Polo, sendo:Empreendedor é aquele que assume os riscos de forma ativa, físicos e emocionais, e o capitalista assume os riscos de forma passiva. Na Idade Média, o empreendedor deixa de assumir riscos epassa a gerenciar grandes projetos de produção principalmente com financiamento governamental. E no século XVII, surge a relação entre assumir riscos e o empreendedorismo. Bem como a criação do própriotermo empreendedorismo que diferencia o fornecedor do capital, capitalista, daquele que assume riscos, empreendedor. Mas somente no século XVIII, que capitalista e empreendedor foram complemente...