Empreendedorismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE EDUCACIONAL TUPY
INSTITUTO SUPERIOR TUPY
CAMPUS BOA VISTA
CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA

TRABALHO 2 – Resumo;
Estudo melhorar o empreendedorismo no Brasil.

Disciplina de Empreendedorismo
Prof. Marcio Moacir Pereira
Acadêmico Jonas Viana Bernardini

Empreendedorismo no Brasil
Segundo visão dos especialistas entrevistados, o Brasil, de uma forma geral, nãoapresenta condições que favorecem a criação de novos negócios. Fatores relacionados à mentalidade empreendedora, ao ambiente social e cultural e ao mercado consumidor são os que principalmente levam o individuo brasileiro a empreender.

Evolução das condições de empreender no período 2002 à 2010
Quando se analisa a percepção dos especialistas quanto as condições para empreender no Brasil, nova-sepredominância de condições desfavoráveis para o empreendedorismo.
O Brasil é um país que oferece oportunidade para o empreendedorismo, mas que não consegue dar condições para tanto. Tal fato prende-se em partes ao processo de crescimento econômico.
Além destes fatores, destaca-se também com a valorização da inovação como positivo bem como infraestrutura Física e participação da mulher comoempreendedora.
Os aspectos mais desfavoráveis ao empreendedorismo estão ligados a politica e programas do governo, bem como serviços educacionais, financeiros, de ciência e tecnologia e de regulação da competição no país.
Politicas Governamentais e Programas Governamentais são desfavoráveis.
Programas Governamentais, percepção da dificuldade que o empreendedor tem em obter as informações necessárias paraacessar os mecanismos de apoio criados por programas do governo. Politicas Governamentais aparecem a demora em conseguir licenças para empreender no Brasil.
Importante também destacar todo um conjunto de condições desfavoráveis ligadas às áreas da Educação, Ciência e Tecnologia. A percepção de que nosso empreendedor não possui condições para iniciar e administrar um negócio.
Dois outros aspectosdestacados como negativo para o empreendedorismo são ligados a aspectos legais e regulatórios.
As condições “Oportunidade Empreendedora”, “Motivação Empreendedora”, “Mercado: interno e dinâmico/Oportunidade” e “Valorização da Inovação: consumidor” são percebidas pelos especialistas do País como mais favoráveis e aquelas percebidas pelos especialistas dos demais Países.

Fatores limitantes
Nota-sepelas opiniões dos especialistas que, de fato, há muito que avançar em reformas microeconômicas, que tratem da modernização do judiciário, revisão e simplificação de regras e procedimentos para a abertura e continuidade de um empreendimento no pais.
Ao mencionar as politicas governamentais, a avaliação torna-se mais negativa quando se trata da dificuldade em lidar com a burocracia governamental,regulamentação e permissões.
O Brasil se encontra abaixo da média quando considera a efetividade do apoio das politicas nos três entes da federação.
Quando considerado os impostos, burocracia, regulamentação e tempo de abertura de empresas o Brasil se posiciona na última colocação.

Apoio Financeiro
No geral, percebe-se que a maior criativa não é a existência de fundos de financiamento, mas sim oacesso ao crédito, envolvendo exigências que não são atendidas pelo empreendedor, em especial aqueles que estão iniciando o negócio.
O apoio financeiro é um fator limitante não em função da disponibilidade de modalidades tradicional de crédito, mas a carência de investimento em empreendimentos nascente e que necessitem de modalidades diferentes de créditos, sejam eles de fonte pública ou privada.Avançou-se na questão macroeconômica, mas na em reformas microeconômicas que ampliem o acesso ao crédito.

Educação e Capacitação
A educação no Brasil não favorece o empreendedorismo, seja durante a formação básica ou em nível mais avançado.
O processo de desenvolvimento apenas ocorre quando se amplia as oportunidades para as pessoas e estas também tenham condições de optar, ter liberdade para...
tracking img