Empreendedorismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

* Introdução.......................................................................................Pág. 02

* Empreendedorismo no Brasil.........................................................Pág. 04

* Comportamento do empreendedor brasileiro.................................Pág. 07

* Principais taxas e evolução do empreendedorismo.......................Pág. 10* Indices Regionais...........................................................................Pág. 13

* Mitos sobre empreendedorismo no Brasil......................................Pág. 14

* Os desafios do empreendedorismo................................................Pág. 16

* 10 maiores empreendedores do Brasil...........................................Pág. 17

*Conclusão.......................................................................................Pág. 19

* Perguntas e Respostas..................................................................Pág. 20

* Referencias bibliograficas...............................................................Pág. 21

INTRODUÇÃO

A palavra empreendedor é derivada da palavra francesa entrepeneur, que foiusada pela primeira vez em 1725 pelo economista irlandês Richard Cantillon para designar o “indivíduo que assumia riscos”. Embora a palavra tenha quase três séculos de existência, a origem do empreendedorismo se perde no tempo.
“Estes indivíduos ultrapassaram seus limites, enfrentando e superando as dificuldades, tanto da época quanto pessoais e desenvolveram negócios lucrativos e duradouros.Mesmo quando não tiveram êxito em um primeiro momento, não desistiram e recomeçaram” Amit (1993).
Se considerarmos a evolução humana, pode-se dizer que o homem primitivo já possuía uma veia empreendedora. Naquela época, para sobreviver era necessário construir diversas ferramentas que tinham por objetivo agilizar a caça de animais. Para se ter uma ideia, o Homo Habilis, um dos ancestrais daatual raça humana, surgiu há aproximadamente 2 milhões de anos, e já possuía hábitos de caça.
Milhares de anos se passaram e um importante salto para o empreendedorismo ocorreu com as grandes civilizações antigas. Um bom exemplo são os egípcios, famosos por suas pirâmides. Para construir uma dessas maravilhas, estima-se que eram necessários 30 mil homens e 20 anos de trabalho. Na agriculturapode-se observar a perspicácia desse povo, que aproveitava a cheia do rio Nilo para preparar a terra para o plantio da safra seguinte. Além disso, eles foram muito importantes para áreas como a matemática e a engenharia.
Mas o que eram apenas esforços para a sobrevivência (dos homens primitivos) e demonstração do conhecimento acumulado ao longo dos séculos (como as construções edificadas pelacivilização egípcia), posteriormente ganhou contornos econômicos a partir do século XV.
O século XVI também merece especial atenção. Movidos pela efervescência das feiras internacionais da época (as feiras de Antuérpia, de Frankfurt e de Lyon são alguns exemplos), os europeus desbravaram o mundo em uma época que ficou conhecida como o período das Grandes Navegações. Holandeses, ingleses,portugueses e espanhóis são os grandes representantes desse movimento, expandindo suas missões empreendedoras pelos demais continentes do mundo.
A inteligência e a eficácia do trabalho humano cresceram de tal forma que a produção (principalmente de mercadorias e alimentos) tornou-se excessiva. Para dar vazão a esse acúmulo é que surgiu o mercantilismo, a semente de tudo que conhecemos hoje emtermos de empreendedorismo.

EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

Foi a partir do século XVII que os portugueses, percebendo a imensidão e o grande potencial de exploração do território brasileiro, começou a ocupar definitivamente essas terras, distribuindo-as aos cidadãos portugueses, vindos principalmente da região de Açores.
Dentre os homens que realizaram os mais diversos empreendimentos...
tracking img