EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

1469 palavras 6 páginas
Resumo: Empreendedorismo no Brasil – Relatório Executivo 2010

O Brasil participa da pesquisa GEM, maior estudo contínuo sobre a dinâmica empreendedora no mundo, que tem como principais objetivos do estudo são: medir a diferença entre o nível empreendedor entre os países que participam do trabalho e descobrir os fatores favoráveis e limitantes à atividade empreende­dora no mundo, e os resultados do GEM incluem comparações globais, relatórios nacionais e tópicos especiais base­ados no ciclo de coleta de dados anual.
1- ATIVIDADE EMPREENDEDORA
A atividade empreendedora é traduzida pelo número de pessoas dentro da população adulta de um determinado país envolvida na criação de novos negócios. Observam-se diferentes características relativas ao empreendedorismo, conforme o estágio do em­preendimento – nascente ou novo, motivação – oportunidade ou necessidade, ocorrendo variações de acordo com o setor de atividade econômica, bem como com o gênero, idade, escolaridade e renda familiar.
1.1.1 Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial - TEA
A Taxa de Empreendedorismo em Estágio Inicial, TEA, é a proporção de pessoas na faixa etária entre 18 e 64 anos envolvidas em atividades empreendedoras na condição de empreendedores de negócios nascentes ou empreendedores à frente de negócios novos, ou seja, com menos de 42 (qua­renta e dois) meses de existência. E no Brasil, a TEA de 2010 foi de 17,5%, a maior desde que a pesquisa GEM é realizada no país, demonstrando a tendência de crescimento da atividade empreendedora.
1.1.2 Oportunidade e necessidade
No Brasil, desde o ano de 2003 os empreendedores por oportunidade são maioria, sendo que a re­lação oportunidade X necessidade tem sido superior a 1,4 desde o ano de 2007, em 2010, novamente supera a razão de dois empreendedores por oportunidade para cada empreendedor por necessidade, o que já havia ocorrido em 2008.
1.2 Principais taxas e evolução segundo características demográficas Gênero - A mulher brasileira é

Relacionados