empreendedorismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA
CAMPUS ALEGRETE
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA







LIXO ELETRÔNICO








CANGUÇU, MARÇO DE 2013.











LIXO ELETRÔNICO

Proposta apresentada na Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como requisito básico para aapresentação do Seminário de Andamento e do Trabalho de Conclusão do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática.










CANGUÇU, MARÇO DE 2013.
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 OBJETIVOS 6
3.1 GERAL 6
3.2 ESPECÍFICOS 6

4 METODOLOGIA 7

5 CRONOGRAMA 8

REFERÊNCIAS 9
















1 INTRODUÇÃO – TEMA EPROBLEMATIZAÇÃO
Lixo Eletrônico ou Resíduo eletrônico é o termo usado para definir equipamentos eletrônicos, celulares, computadores, televisores, entre eles também podem estar os dispositivos que estão funcionando bem e são descartados por modelos mais novos, aumentando assim mais e mais a grande quantidade nos lixões.
Os resíduos eletrônicos estão a nossa volta, e não sabemos onde descartá-los deforma correta sem agredir o meio ambiente, contaminando o solo ou a água, e até mesmo nossa saúde, pois contidos nesses resíduos estão metais tóxicos, compostos químicos que em contato com o solo liberam toxinas perigosas.
Muitas são os questionamentos e as respostas podem estar do nosso lado, ao nosso alcance. Onde nós que moramos na zona rural e até mesmo os da cidade de Canguçu deixam seusresíduos eletrônicos? Onde realmente deve ser levado esse lixo eletrônico?










2 JUSTIFICATIVA
Com o avanço tecnológico no campo dos eletroeletrônicos tornam os equipamentos ultrapassados e ineficientes que optam por trocá-los por novos. Vemos este desperdício nas residências, escritórios, escolas, empresas e em todo lugar que há novas tecnologias.
Os equipamentos eletrônicos paramem sua grande maioria no lixo comum, chegando a aterros sanitários ou lixões.
As conseqüências para os seres humanos, animais e ambiente são graves. As pessoas podem contaminar-se pelo contato direto no caso de manipulação direta de placas eletrônicas e outros componentes eletrônicos que ficam em lixões abertos. A contaminação também pode ocorrer indiretamente ou de forma acidental, pois quandoum eletrônico é jogado em lixo comum e vai para um aterro sanitário, há grande possibilidade de que os componentes tóxicos contaminem o solo chegando até o lençol freático, afetando a água.
As grandes cidades ou até mesmo as menores como a cidade de Canguçu geram esse tipo de lixo, precisamos de conscientização das pessoas sobre o descarte dos resíduos, também precisamos de pessoas capazes ecapacitadas para coletas especiais feitas tanto na zona urbana e rural.













3 OBJETIVOS
Os objetivos da realização do estudo e desta pesquisa são de modo geral, caracterizar os componentes do lixo eletrônico, visando identificar quais as causas de seu grande acumulo em lixões comuns. Analisar a situação da coleta seletiva na cidade de canguçu, verificar se há um localapropriado para seu descarte, procurar solucionar este problema e identificar quais os riscos causados pelos mesmos.

3.1 GERAL
Com a realização deste trabalho deve-se ter uma conscientização de onde descartar o lixo eletrônico, a reciclagem, o reaproveitamento de peças e os riscos causados pelos compostos químicos a nossa saúde.


3.2- ESPECÍFICOS

Será abordada a coleta, o descarte, olocal destinado para esses dispositivos, o reaproveitamento se possível, as empresas contratadas para trabalhar nessa área da reciclagem.
Estimativas na cidade de Canguçu na questão da produção de lixo eletrônico por ano no município e onde é guardado esse material.
As doenças causadas pelos compostos tóxicos em Canguçu e no Brasil. A explicação de cada metal presente na composição e o que...
tracking img