Empreendedorismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 52 (12956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1








IURI DE CARVALHO GOMES





















O EMPREENDEDORISMO COMO SOLUÇÃO NA NOVA ECONOMIA















Trabalho de Conclusão como requisito para aprovação no Curso de Administração da Universidade Estadual de Maringá, sob a orientação do Prof. Doutor Fernando Antonio PradoGimenez.












MARINGÁ
2003
2




DEDICATÓRIA




Tenho nesse trabalho de conclusão de curso, um marco de vitória na minha vida.

Dedico essa monografia, bem como a conclusão de meu curso universitário de forma total e exclusiva ao Senhor Jesus Cristo, “porque dele, e, por meio dele, e para ele sãotodas as coisas. A ele, pois, a Glória eternamente.”(Rm 11.36)
Reconheço minha total incapacidade e tudo o que tenho e realizo é por meio de Cristo em mim. Dessa forma, me despojo de toda a Glória, que é Dele e não minha.
3




AGRADECIMENTOS




Sou muito grato a instituição Universidade Estadual de Maringá que me recebeu e focou seus esforços, em com excelência de ensino,formar profissionais capacitados a enfrentar o mercado de trabalho atual.
Agradeço com carinho especial aos meus pais, Osni Otávio Gomes e Lena de Carvalho Gomes, que durante minha carreira acadêmica foram muito além de usas condições para que eu pudesse ser intitulado Administrador de Empresas com nível superior.
Igualmente, não posso deixar de mensurar minha satisfação e orgulho em tersido orientado por Fernando Antonio Prado Gimenez, o qual, fez mais do que lhe era atribuído como orientador.
4




O EMPREENDEDORISMO COMO SOLUÇÃO NA NOVA ECONOMIA













1 INTRODUÇÃO



O presente trabalho vem com a pretensão de abordar o empreendedorismo, um assunto com uma bibliografia vasta, porém com vários focos ainda por explorar. O tema também secaracteriza por não ser uma ciência exata, embora já venha sendo indicada por alguns autores como tal. Trata-se de comportamento, logo, muitas novidades aparecem a cada estudo e dezenas estão por vir. Cada um vem dando sua contribuição para essa área na qual desperta o interesse de muitos pesquisadores. O empreendedorismo pode ser considerado uma habilidade humana natural.
A atual conjuntura econômicanacional leva o empreendedorismo a ser uma saída para as barreiras financeiras que a sociedade brasileira vem enfrentado nos últimos anos. Levando-se em conta ainda o determinante fato de que quando um país apresenta baixos índices de criação de empresas demonstra que está sofrendo uma preocupante estagnação na economia. Por isso, esse tema desperta tanto interesse em pesquisadores dasuniversidades não apenas brasileiras como de todo o mundo, para descobrir o perfil, personalidade, habilidades do empreendedor. Resultados de muitas pesquisas mostram que fatores psicológicos, sociológicos, ambiente em que vivem, e outros fatores,agem diretamente no perfil do empreendedor, alimentam ou inibem a ação empreendedora no indivíduo.
Empreendedorismo, ou “entrepreneurship”, a partirdas diversas posições dos mais variados autores(Filion, Dolabela), pode ser definido como a capacidade de identificar oportunidades, inovar, aprender continuamente através das mudanças do ambiente e transformar sonhos em realidade.
É por essa figura tão complexa e importante para sociedade e economia de um país que centenas de pesquisadores detêm seus esforços em identificar e apontar suashabilidades, esforço que também fará parte do desenvolvimento dessa monografia.
5




O trabalho foi estruturado de maneira a aprofundar o conhecimento sobre empreendedorismo, discutindo conceitos, sua formação, os estudos recentes, entre outros. Para isso buscou-se fazer um texto direto e objetivo, caso contrário, seria um trabalho cansativo para quem lê e obrigatoriamente repetitivo. Foi...
tracking img