EMPREENDEDORISMO II

3170 palavras 13 páginas
EMPREENDEDORISMO

Ana Carolina Nunes Quadros
0712436

Como se dá o surgimento e a evolução de uma startup

SÃO PAULO
2015

Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo.

Voltaire
RESUMO

O desenvolvimento sustentável de um país, que é proporcionado pelos novos empreendimentos (startups), é resultado de um desenvolvimento local, isto é, nos distritos, bairros, municípios, estados, etc. Sendo assim, a ideia básica consiste de que, para que o desenvolvimento global seja alcançado, os desenvolvimentos locais também devem ser alcançados (Reis at al, 2006).
Além de entender como o empreendedorismo contribui no desenvolvimento sustentável, é importante entender o papel exercido pelo governo para fomentar e contribuir com o empreendedorismo. Nesse sentido, algumas ações são importantes educar gente, criar oportunidades e "sair da frente", isto possibilita a criação, sustentação e evolução de novos negócios inovadores de crescimento empreendedor.
O Brasil se enquadra como um dos países que mais desenvolve atividades empreendedoras, principalmente no comércio varejista, indústria de transformação, alojamentos e alimentação, atividade imobiliárias, construção e venda de veículos. Com relação ao setor de T.I, não só investimentos privados estão em pauta, mas também investimentos governamentais, visando desenvolver startups, com a criação de programas como o Start-Up Brasil. Este programa, por sua vez, vem reforçar as áreas científicas, tecnológicas e econômicas do país, dando chance às novas empresas de software e serviços de T.I a ganharem o mercado, gerando riqueza e desenvolvimento.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

1. Desenvolvimento econômico local e sustentabilidade 6

2. O Movimento Empreendedor no Brasil em Números 8

3. O Papel do Governo 9

4. Incentivos Financeiros do Governo a Nv. Empreendedores de

Relacionados