Empreendedorismo herdeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introdução

2- O Empreendedor Herdeiro (Sucessão Familiar)
O empreendedor herdeiro recebe logo cedo a missão de levar à frente o legado de sua família. Empresas familiares fazem parte da estrutura empresarial de todos os países, e muitos impérios foram construídos nos últimos anos por famílias empreendedoras, que mostraram habilidade de passar o bastão a cada nova geração. Maisrecentemente, porém, tem ocorrido a chamada profissionalização da gestão de empresas familiares, através da contratação de executivos de mercado para a administração da empresa e da criação de uma estrutura de governança corporativa, com os herdeiros opinando no conselho de administração e não necessariamente assumindo cargos executivos na empresa. O desafio do empreendedor herdeiro é multiplicar opatrimônio recebido. Isso tem sido cada vez mais difícil. O empreendedor herdeiro aprende a arte de empreender com exemplos da família, e geralmente segue seus passos. Muitos começam bem cedo a entender como o negócio funciona e a assumir responsabilidades na organização, e acabam por assumir cargos de direção ainda jovens. Alguns têm senso de independência e desejo de inovar, de mudar as regras do jogo.Outros são conservadores e preferem não mexer no que tem dado certo. Esses extremos, na verdade, mostram que existem variações no perfil do empreendedor herdeiro. Mais recentemente, os próprios herdeiros e suas famílias, preocupados com o futuro de seus negócios, têm optado por buscar mais apoio externo, através de cursos de especialização, MBA, programas especiais voltados para empresasfamiliares, com o objetivo de não tomar decisões apenas com base na experiência e na história de sucesso das gerações anteriores.

3- De herdeiro a empreendedor na Arezzo
Proprietários de empresas familiares tradicionais costumam perder o sono ao imaginar se os seus herdeiros estarão preparados para um dia assumir seu lugar no comando dos negócios. Mas o mineiro Alexandre Birman é capaz de preocuparo pai mais como concorrente que como sucessor. Aos 29 anos, Birman já pôs a Schutz, empresa que fundou aos 19, no encalço da Arezzo, uma das marcas de calçados mais bem-sucedidas do Brasil, fundada há 32 anos por Anderson Birman.
Em 2004, a Schutz produziu 1,2 milhão de pares de calçados femininos e faturou 86 milhões de reais, cerca de 60% do faturamento alcançado pela Arezzo no ano passado. Epoderá chegar ainda mais perto -- nos próximos dois anos, Alexandre projeta aumentar o faturamento anual para 150 milhões de reais e produzir 2 milhões de pares. Quem não sabe que Schutz e Arezzo pertencem a membros da mesma família pode nem desconfiar disso. Nas feiras do setor, as duas marcas disputam clientes lado a lado, cada um em seu estande. "Um empurra o outro e essa competição é sadia",diz Birman.
Não é algo assim tão incomum que herdeiros prefiram arriscar-se como empresários e criar identidade própria em vez de assumir empresas bem-sucedidas. É o caso da americana Paris Hilton, que recentemente lançou uma linha de perfumes e pretende se tornar mais conhecida como mulher de negócios do que como herdeira da famosa cadeia de hotéis controlada por sua família. Mais raro são osjovens que buscam se estabelecer no mesmo setor de mercado de seus pais, como é o caso de Alexandre Birman. "Sou movido a desafios", diz.
Hoje a Schutz lança 1 500 modelos de calçados ao ano e exporta para 25 países. Ter praticamente crescido numa fábrica de sapatos explica seu sucesso -- mas apenas parte. Outro tanto pode ser atribuído ao aprendizado colhido dos desafios que enfrentou ao deixarde lado o papel de herdeiro para assumir a posição de empresário precoce.
Um deles foi transformar em resultados o talento como designer de calçados, ele é o responsável por supervisionar o desenvolvimento de todos os modelos da marca e traçar estratégias. Uma delas foi abandonar os tradicionais lançamentos de inverno e verão e lançar uma nova coleção a cada seis semanas. "Criamos essa...
tracking img