Empreendedorismo Feminino: Em Um Mundo Masculinizado, Como as Mulheres Conquistam seu Espaço?

5841 palavras 24 páginas
Empreendedorismo Feminino: Em Um Mundo Masculinizado, Como as Mulheres
Conquistam seu Espaço?
AUTORES
MAURO ELIAS GEBRAN
Faculdade Campo Limpo Paulista - FACCAMP
m.e.gebran@bol.com.br
VÂNIA MARIA JORGE NASSIF
Faculdade Campo Limpo Paulista - FACCAMP vania.nassif@uol.com.br RESUMO
Este estudo tem por objetivo identificar os fatores que impulsionam as mulheres a ingressar no mercado de trabalho. Algumas são motivadas por necessidade, outras buscam por uma oportunidade. Essas ações são vistas, muitas vezes, como atitude empreendedora, percepção de mercado ou ainda busca de sobrevivência. A pesquisa é de natureza exploratória e o método qualitativo. Participaram da pesquisa três mulheres consideradas empreendedoras pelo desafio e conquistas. O instrumento de coleta de dados é a entrevista, tendo seus dados transcritos e analisados por meio da análise de conteúdo e as histórias narradas. Procurou-se entender como as necessidades financeiras foram transformadas em oportunidade e conquistaram seu espaço no mundo do trabalho. A pesquisa realizada demonstra que atitudes eleitas como importantes para empreender, facilitam o ingresso para o mundo do trabalho e assim empreendem. Algumas características como coragem, otimismo, equilíbrio e autoconfiança auxiliam nas ações, sobretudo quando precisam lidar com momentos de dificuldades e desafiadores. Atividades profissionais vivenciadas no mundo corporativo, ocupando diferentes cargos e mostrando eficiência nos quesitos tais como motivação, liderança e determinação contribuem com as experiências empreendedoras na atualidade.
Sinalizam a importância do trabalho formal, boa convivência e condições de trabalho para seus colaboradores como forma de sucesso do empreendimento.
PALAVRAS-CHAVE: Empreendedorismo, Empreendedorismo Feminino, Conquista.
ABSTRACT
This study aims to identify the factors that push women to enter the labor market. Some are motivated by necessity, others look for an opportunity.

Relacionados

  • MINTZBERG QUINN LAMPEL GHOSHAL O Processo da Estrat gia 4 ed Bookman 2006
    349963 palavras | 1400 páginas