EMPREENDEDORISMO ANHANGUERA

1275 palavras 6 páginas
Resumo

Hoje Atualidade o tema “empreendedorismo” é considerado de extrema importância para a sociedade, e instituições de uma maneira geral, mas, principalmente, para empresas de todos os tipos e portes, uma vez que abrange desenvolvimento de novas oportunidades de negócios, bem como vantagens competitivas em todos os níveis e setores. Neste tema, o objetivo deste estudo é desenvolver um plano de negócios para uma empresa de comércio varejista de materiais de construção e ferragens em geral do município de Candeias (BA). Essa metodologia de pesquisa definiu-se a pesquisa-ação, uma vez que os autores oferecem as perspectiva durante todo o processo de pesquisa na organização considerada. Como principal resultado do estudo evidencie-se a proposição de um plano de negócios para a suposta empresa, a qual já tem 28 anos de atuação no mercado e até então não utilizava-se dessa importante ferramenta estratégica. Ressalte-se que para o referido plano de negócios definiu-se inúmeras informações de nível estratégico, como por exemplo: pontos fortes, pontos fracos, oportunidades, ameaças, layout, despesas, faturamentos etc.

1. Introdução
O empreendedorismo é uma característica essencial para o sucesso profissional de qualquer cidadão, independentemente do cargo que ocupa, seja de gerência ou de serviços gerais. Segundo Yuki et al. (2009, p. 2): “No caso do Brasil, país ainda em desenvolvimento, vale ressaltar que o empreendedorismo de forma geral, tem se mostrado um grande aliado no desenvolvimento econômico do país e é um excelente suporte as inovações e tecnologias”.
Contudo as empresas gerenciadas por pessoas não dotadas de características empreendedoras têm grandes chances de chegar à falência, devido à falta de conhecimentos e atitudes, pois nas atividades empresariais geralmente surgem desafios novos, obstáculos que necessitam de uma visão empreendedora para serem superados. Muitos proprietários de empresas de sucesso, afirmam que cresceram a partir.

Relacionados