Empreendedor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Perfil do Empreendedor
O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Essa é a essência do empresário de sucesso: a busca de novos negócios e oportunidades e a preocupação sempre presente com a melhoria do produto.
O empreendedor deve ser otimista e buscar o sucesso, sem medo das dificuldades.
A baixo, algumas das qualidades que distinguem o empreendedor comolíder e dono de seu destino:

Disposição para Assumir Riscos - o sucesso está na capacidade de conviver com os riscos e sobreviver a eles. Os riscos fazem parte de qualquer atividade, e é preciso aprender a administrá-los.

Ter Iniciativa e Ser Independente –Saber tomar decisões ousadas, na busca de realização e independência.A

Ser Líder e Saber Comunicar-se - Um líder sabe redirecionaresforços, quando necessário, conseguindo manter a motivação de seus funcionários. Relacionamento interpessoal é a capacidade de expor e ouvir idéias. É saber comunicar-se e conviver com outras pessoas, dentro e fora da Empresa.

Ser Organizado - Não basta apenas possuir os melhores recursos, mas integrá-los de forma lógica e harmoniosa, fazendo com que o resultado seja maior do que a simples somadas partes.

Possuir Conhecimento do Ramo - Pode ser adquirido pela experiência do empreendedor, em informativos especializados, em contato com empreendedores do ramo, associações, sindicatos, etc.

Ser Identificador de Oportunidades -Consiste em aproveitar todo e qualquer ensejo para observar negócios. 

Possuir Aptidões Empresariais - É o instinto, a habilidade natural que o empreendedordeve possuir para identificar uma oportunidade, aproveitá-la, montar um negócio e conduzi-lo ao sucesso. 

Autoconhecimento - O conhecimento das qualidades mencionadas nos serve de base para uma auto-avaliação. Assim, ao conhecermos nossos pontos fortes e fracos, poderemos aprimorá-los ou minimizá-los.

Planeje seu negócio

O planejamento não evita riscos, mas ajuda a preveni-los e aenfrentá-los. O Plano de Negócios serve para você trabalhar e examinar suas ideias, tornando mais claros os caminhos necessários.
É importante fazer os seguintes questionamentos:
- A que tipo de atividade você pretende se dedicar ( Indústria, Comércio ou Serviços )?
- Que tipo de mercadorias irá fabricar ou vender ou que serviços irá prestar?
- Para quem vai produzir e vender essas mercadorias ouserviço: qual vai ser o seu Mercado Consumidor?
- Quais as pessoas ou empresas que oferecem mercadorias ou serviços iguais ou assemelhados aos que você pretende vender: qual o seu Mercado Concorrente?
- Quem poderá lhe fornecer equipamentos, materiais e serviços necessários ao funcionamento da empresa: qual o seu Mercado Fornecedor?
Para facilitar o seu trabalho, apresentamos um Roteiro Básico paraelaboração de seu Plano de Negócios:

Ramo de Atividade
Registre o(s) ramo(s) de atividade(s) escolhido(s) para seu futuro empreendimento ( indústria, comércio ou serviços ) e acrescente as razões que determinaram sua escolha.

Mercado Consumidor
Descreva qual o seu tipo escolhido de cliente e qual se adapta ao tipo de negócio que você irá montar. Analise e veja todas as informações sobre omercado em sua região e seu nicho de mercado, analisando também a que classe social esse consumidor potencial pertence, sexo, idade, nível de renda, hábitos, formas de lazer e instrução. 
Clientes Potenciais: Consulte amigos, parentes, vizinhos, empresas das proximidades, condomínios, escolas, clubes, academias, etc. Você sabe o que influencia seus futuros clientes na decisão de comprar coisas eprocurar serviços? Faça uma pesquisa informal e identifique se o cliente compra pela Qualidade, Preço, Facilidade de Acesso, Garantias, Embalagem, Praticidade ou Conveniência. Seus futuros clientes querem mercadorias e serviços confiáveis ou aqueles mais baratos ou inovadores? 

Ponto
Implantar um negócio num local determinado, depende de um exame cuidadoso de inúmeras questões. Perceber, por...
tracking img