Empreendedor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Empreendedorismo (usado para integrar trabalho de TGA)

Quando se fala empreendedorismo, logo se pensa em pequenas empresas e negócios, em novos empreendimentos, novas oportunidades entre outros. O empreendedorismo na verdade pode conter mais de um significado, como a capacidade de identificar e agarrar oportunidades, de inovar, de tomar iniciativa, de criação, implantação e gestão de novosnegócios, solucionar problemas econômicos, sociais, pessoais e outros por meio de empreendimentos, ou pode-se dizer que o empreendedorismo seria um movimento educacional voltado para criação e capacitação de novos empreendedores e planejadores, no intuito de aumentar o numero de emprego, de renda, melhorando assim a economia, entre vários outros significados.
O interesse da sociedade nos pequenosnegócios é explicado pelo seu significado político e econômico. Político porque as micro empresas funcionam para que haja o equilíbrio da estrutura empresarial. Econômico pois gera grande numero de empregos, sendo assim aumentando a renda e a produção de bens significativamente, sem contar com o fator do ensino de novas tecnologias, do funcionamento do mercado e da re-orientação para velocidadedas mudanças nos dias atuais, como novas tendências no mercado internacional.
O alto número de pequenas empresas sendo fechadas em seus 3 primeiros anos de existência, segundo o SEBRAE mais da metade, podem ser resultado da falta de capital, concorrência, mas a principal seria a falta de habilidade do empreendedor, seja ela administrativa, financeira, tecnológica ou mercadológica. Para o sucessodo empreendedor e do empreendimento, a força de vontade seria muito importante, para que nos impulsione sempre estar buscando os objetivos, para sempre estar em aprendizado, buscando novos conhecimentos, sempre estar disposto para novas mudanças, novas oportunidades, entre outros fatores.

O empreendedor deve conter algumas características para seu sucesso. Como:
- Auto-confiança: para acreditarem si mesmo, em seu potencial para que não haja medo de desafios e de riscos.
- Sem temor do fracasso ou da rejeição: empreendedor fará de tudo para não fracassar, mas não atormentado pelo medo paralisante do fracasso.
- Decisão e responsabilidade: O empreendedor não fica esperando que os outros decidam por ele. Ele toma decisões e aceita a responsabilidade que acarretam.
- Energia: Énecessária uma dose de energia para se lançar em novas realizações, que usualmente exigem intensos esforços iniciais. O empreendedor dispõe dessa reserva de energia, vinda provavelmente de seu entusiasmo e motivação.
- Auto-motivação e entusiasmo: Pessoas empreendedoras são capazes de auto-motivação relacionada com desafios e tarefas em que acreditam. Não necessitam de prêmios externos, como compensaçãofinanceira. Igualmente, por sua motivação, são capazes de entusiasmarem-se com suas idéias e projetos.
- Controle: O empreendedor acredita que sua realização depende de si mesmo e não de forças externas sobre as quais não tem controle. Ele se vê como capaz de controlar a si mesmo e de influenciar o meio de tal modo que possa atingir seus objetivos.
- Voltado para equipe: O empreendedor em geralnão é um fazedor, no sentido obreiro da palavra. Ele cria equipe, delega, acredita nos outros, obtém resultados por meio de outros.
- Otimismo: O empreendedor é otimista, o que não quer dizer sonhador ou iludido. Acredita nas possibilidades que o mundo oferece, acredita na possibilidade de solução dos problemas, acredita no potencial de desenvolvimento.
- Persistência: O empreendedor, por estarmotivado, convicto, entusiasmado e crente nas possibilidades, é capaz de persistir até que as coisas comecem a funcionar adequadamente.

A origem do empreendedorismo foi utilizado por Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com K. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa...
tracking img