Empreendedor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os vários tipos de empreendedor |
Por Marcos Hashimoto* 

Quem disse que só existe um tipo de empreendedor? Diversos estudos classificam os empreendedores de formas distintas, e isso é necessário para categorizar e conhecer melhor as motivações, os comportamentos, as práticas de gestão e o contexto socioeconômico no qual eles se inserem e atuam. 

A seguir, faço uma lista que resume umpouco das classificações nos campos de estudo. Não vou entrar no mérito de discutir se são mesmo empreendedores ou não porque a definição acadêmica do empreendedor ainda é carregada de controvérsias. Deixei os termos no original em inglês para melhor compreensão, pois não fazem sentido se traduzidos para o português. 

Sidepreneur 
Também conhecido como “plano B”, muito comum no Brasil, é ofuncionário que tem um emprego formal, mas mantém também um negócio paralelo. Normalmente, o negócio é conduzido por uma pessoa de confiança, e o empreendedor é apenas um sócio investidor ou atua nos bastidores, sem que sua dedicação chegue a comprometer o seu emprego. Costuma ser uma etapa inicial para testar o negócio antes de tomar a decisão de abandonar o emprego, uma forma de renda adicional ou umapreparação para a aposentadoria. 

Solopreneur 
Também conhecido como o “one man show”, é aquele empreendedor solitário que ou acha que todas as pessoas são incompetentes ou tem medo que as pessoas lhe passem a perna ou roubem a sua ideia. Por isso, prefere ter funcionários em vez de sócios. Tipicamente, esses empreendedores têm negócios de pequena escala e baixo poder de crescimento, até porquecrescer significa descentralizar o poder e ele tem pavor disso. Não confundir com o profissional autônomo, pois esse só é empreendedor no modelo copreneur. 

Copreneurs 
Pode significar tanto “couple”, quando há uma sociedade entre o marido e a esposa, quanto “Coop”, quando é uma cooperativa entre profissionais autônomos. No caso do “couple”, é o início típico de negócios de natureza familiar.Ambos dividem funções na empresa e preparam seus filhos para servirem como mão de obra e, futuramente, assumir os negócios. No caso do “Coop”, também dividem funções e responsabilidades, mas o número de associados é maior. 

Everypreneur 
Só conduz pequenos negócios sem especialização, com modelos de negócios simples, mas de fácil gestão. Como a competitividade é baixa, o potencial decrescimento, pequeno, e as margens, reduzidas, esses empreendedores só são bem-sucedidos quando possuem vários negócios. Eles não são necessariamente iguais, mas todos são ligados a uma oportunidade mercadológica. Geralmente são bons gestores ou bons vendedores. 

Adventurepreneur 
São os empreendedores aventureiros, que só se interessam por negócios inovadores, de alto impacto, diferentes do queexiste. Precisam da adrenalina da incerteza, adoram ser desafiados e possuem grande capacidade de se adaptar e improvisar. Fracassam muito também, mas não ligam porque, quando ganham, ganham muito. Quanto maior o patrimônio que acumulam, mais alto costumam voar em suas aventuras empreendedoras. 

Socialpreneur 
São os empreendedores sociais, já bem conhecidos no Brasil, mas não são focados apenas noimpacto social de suas iniciativas. O sufixo “preneur” significa que ele tem visão de negócio em uma atividade social que gera receita e é autossustentável. Pode ser também um empreendimento que tenha em seu propósito alguma forma de impacto na sociedade. 

Ecopreneur 
São os empreendedores ambientais – o mesmo que os socialpreneurs, mas com foco no impacto ambiental. Eles se concentram noimpedimento do fim de algo importante para o ambiente ou na substituição de forma limpa de algo prejudicial para o ambiente. Mas a visão de negócio continua também. 

Mompreneur/dadpreneur 
Ao contrário do que se pode imaginar, não são negócios conduzidos pelo pai ou pela mãe. Esses empreendedores são da família, ou seja, conduzem suas vidas familiares como um negócio, tendo orçamento,...
tracking img