Empreendedor jorge street

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Essa monografia é o estudo e reflexão trabalhados na disciplina de Laboratório de arquitetura e Urbanismo, ministrada pelas professoras Jenny Perez e Ângela Pilotto, na Instituição de ensino FMU, na qual se analisa o conceito da inserção das vilas operárias e sua relação com a urbanização da cidade.
Ao estudar todo contexto histórico, compreendemos que a cidade de São Paulo cresceusem planejamento urbano, devido à intensidade de alguns acontecimentos históricos, isso refletiu no aumento do número de habitantes na cidade.
O fato de a população ter crescido sem um planejamento urbano, trouxe alguns problemas para a cidade, como a questão da moradia, pois havia muitos habitantes para poucas residências. A primeira solução foram os cortiços, que abrigavam varias famílias, porém,como a cidade carecia de infraestrutura os problemas sucederam, entre eles estavam os de ordem sanitária.
Surge então as primeiras vilas operarias, com o objetivo de atender a questão da moradia e principalmente para atender
Ao estudar todo contexto histórico, achamos diversos relatos e marcos históricos que condizem que a vila Maria Zélia é considerada como referência de vilas operarias.
Apartir disso, encontra-se nessa monografia uma reflexão sobre a obra de Jorge Street que traz um marco na cidade de São Paulo, onde em uma época de grande expansão urbana com falta de moradias e grande fluxo migratório, Street abre as portas da fábrica Maria Zélia e em conjunto cria-se uma vila operária com diferencial.

O Empreendedor Jorge Street
Idealizador da Vila Maria Zélia, Jorge Street nasceuno Rio de Janeiro e formou-se em medicina, profissão essa que exerce por poucos anos e desiste, porém já era claro nesse tempo a sua vocação e dedicação a ajudar o próximo em sua luta social.
Em 1896, herda de seu pai ações da fábrica de tecelagem de juta São João, localizada no Rio de Janeiro. Com visão empreendedora, transfere a fábrica para São Paulo, tendo em vista que a cidade seria um grandepólo econômico e industrial no país.
Com sua chegada em São Paulo, encontra um grande lote de terras na região industrial do Belenzinho onde fixa a fábrica, em pouco tempo, investe na compra da fábrica Santana, onde começa seus problemas financeiros após o antigo dono decidi reabrir uma nova fábrica tonando-se o seu maior concorrente, mesmo assim, acredita na concepção do projeto da Vila MariaZélia, contrata o arquiteto Pedarrieux, que projeta uma vila com diferencial e que nunca fora reproduzida.
Conhecendo a necessidade de seus operários, tende a oferecer melhores condições de trabalho, moradia e bem estar no período pós jornada de trabalho, como forma de ganhar o prestígio e confiança dos trabalhadores. Sua ideologia não era apenas os lucros da fábrica e sim a preocupação social.Jorge Street assim descrevia suas intenções:
“Quero dar ao operário não só ótimas condições de trabalho e consciência do seu valor na produção na qual coopera, mas um verdadeiro bem estar na sua casa, tanto do ponto de vista financeiro, como higiênico e moral. Por isso comprei uma grande área de terreno, no Belenzinho, muito maior que a necessária para uma indústria, e, enquanto no centro instalei umafábrica modelo, onde os operários trabalham não só como brutos, mas como seres humanos iguais a nós todos, em redor mandei construir casas para moradia dos trabalhadores, com toda a comodidade e conforto da vida social atual, cobrando um aluguel inferior a 2/3 daquele exigido por outros proprietários fora do estabelecimento [...]
(CUSANO, 1921, p.266-283 apud BENCLOWICZ, 1989,p.256-257). “
JorgeStreet
Acervo Vila Maria Zélia

Gostava de ouvir seus operários e não tinha preconceito ao contratar, “empregava quem quisesse trabalhar para ele.” (Eva Blay) Com isso, ganhava a confiança e a fábrica ganhava com esses atos, não ocorriam greves e hostilidade de quem trabalha.
Nasce então, a Vila Maria Zélia, sua maior obra social, as casas era alugadas, com preços diferenciados conforme o...
tracking img