Empreededorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Empreendedorismo

O empreendedorismo é o impulso fundamental que mantém em funcionamento o mercado, constantemente criando novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados e, implacavelmente, sobrepondo-se aos antigos métodos menos eficientes e mais caros, na perspectiva de Degen (1989), ao citar Shumpeter. Para esse autor, a prática do empreendedorismo é uma atividade em que oempreendedor atua como agente do processo de destruição criativa, pois ele revoluciona o mercado empresarial e causa grandes processos de mudanças nas empresas.
Nos últimos anos, com o crescente aumento no número das pequenas e médias empresas, conforme expõe Dolabela (1999), o empreendedorismo, em geral, tem sido encarado como um fator muito importante no contexto empresarial. Esse caráter empreendedorque alavanca o crescimento do número de empresas tem sido tão relevante a ponto de ocasionar o aumento na participação no PIB dos países que, em alguns casos, chega a ser superior a 50%.
A velocidade das mudanças tem feito com que o progresso técnico se torne quase que instantâneo. Isso causa uma grande mudança no comportamento dos empresários e pessoas responsáveis pelo desenvolvimento dasempresas porque como a velocidade é praticamente instantânea, as oportunidades também passam com uma velocidade muito alta, e o empreendedor não tem tempo hábil para planejar o negócio com todos os detalhes, causando assim uma dependência da audácia e visão do empreendedor, pois essa ação criará um acréscimo de capital dentro da economia que está inserida.
Os negócios criados em decorrência dasmudanças de mercado fizeram com que as pessoas envolvidas no processo de criação de empresas estivessem sendo preparadas para se tornarem empreendedoras. Esse movimento vem crescendo em consequência das frequentes transformações que o mundo está sofrendo, obrigando as pessoas a buscarem novos caminhos e novos desafios que quase sempre passam pelo ato de empreender.
Segundo Dolabela (1999), neste finalde século, em que as relações de trabalho estão mudando, o emprego dá lugar a novas formas de participação. Uma exigência dos tempos atuais, até mesmo para aqueles que vão ser empregados, é ter um alto grau de empreendedorismo.

E ainda segue afirmando que as empresas da área tecnológica precisam de pessoas que, além de terem a formação acadêmica e de dominarem a tecnologia, conheçam o negócio,saibam auscultar os clientes e atender suas necessidades. E para concretização do processo de contratação de novos empregados, elas tendem a valorizar capacidades.
rcícios
1. Nos dias atuais os negócios são criados em decorrências das mudanças de mercado,
fizeram com que as pessoas envolvidas no dia a dia das empresas estivessem sendo
preparadas para se tornarem empreendedoras.
Pode-sedizer que está idéia está:
a. Incorreta
b. correta
2. Este caráter empreendedor que alavanca o crescimento do número de empresas tem
sido tão relevante, a ponto de ocasionar o aumento na participação no PIB dos países,
que, em alguns casos, chega a ser superior a 50%.
Pode-se dizer que está idéia está:
a. Correta
b. Incorreta
3. Para este autor, a prática do empreendedorismo é umaatividade em que o empreendedor atua como agente da rotina administrativa, pois, o empreendedor revoluciona o mercado empresarial e causando grandes processos de mudanças nas empresas..
Pode-se dizer que está idéia está:
a. Incorreta
b. Correta
4. As empresas da área tecnológica precisam de pessoas que, além de terem a formação
acadêmica e de dominarem a tecnologia, conheçam o negócio, saibamauscultar os clientes e atender suas necessidades. E para concretização do processo de contratação de
novos empregados, elas tendem a valorizar capacidades.
Pode-se dizer que está idéia está:
a. Correta
b. Incorreta
Origem do Empreendedorismo
Apresentar as principais origens do empreendedorismo e a formação de seu conceito. Deixar definido que quando empreendemos podemos ser um empregado...
tracking img