Empreededorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ADMINISTRAÇÃO

Economia

Prof.ª M.a Renata Machado Garcia Dalpiaz

Tatiane Wrasse – RA: 368758
Karen Luana Schmengler – RA: 382904
Lourdes Prevedello Sarzi – RA: 363630
Carlos Eduardo Ferrari - RA: 369010

Faxinal do Soturno
2012
Introdução

Entende-se por economia a ciência social que estuda como a sociedadedecide empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços de modo a distribuí-los entre as varias pessoas e grupos da sociedade, afim de satisfazer as necessidades humanas.
Este trabalho tem por objetivo realizar o estudo referente aos fundamentos da economia, considerando seus conceitos e estudo da ciência econômica ao analisar os problemas econômicos e formular soluções pararesolvê-los em nosso cotidiano.

ARROZ
O arroz constitui um dos cereais básicos da dieta humana, representando
aproximadamente 20% da ingestão mundial de energia e 15% do aporte de proteína. Cultivado e consumido em todos os continentes, o arroz destaca-se pela produção e área de cultivo, desempenhando papel estratégico, tanto no aspecto econômico quanto social. Atualmente, o consumo estáestagnado, apenas acompanhando o crescimento populacional.
O arroz branco, que passa por um processo padrão de beneficiamento para
a retirada da casca e polimento, ainda é o principal produto consumido pela
população, relativamente à produção do cereal no Brasil. O arroz integral é o menos
consumido pela população brasileira devido seu alto preço relativo.
A situação financeira da populaçãodo estudo foi que a maioria possui renda
entre 2 e 4 salários mínimos (43%), enquanto que 7% ganham menos de 2 salários
mínimos, 30% entre 5 e 10 e em torno de 10% ganham mais de 10 salários mínimos.
Na questão sobre a freqüência de consumo entre os processos de beneficiamento de arroz, o branco é ingerido todos os dias por cerca da metade dos consumidores entrevistados (54%), seguido por11% do arroz parboilizado e 3,5% do integral. Sendo que 65% não consomem arroz integral. (Figura 1). Provavelmente o baixo consumo do integral se deve ao fato de seu sabor diferenciado
Figura 1. Freqüência (%) de consumo de arroz branco, parboilizado e integral.
A freqüência de consumo diário de arroz misturado a outros alimentos, como o
feijão é de 40%, com carnes e legumes 10-12% e comtemperos, como cebola, salsa,
alho e outros apenas 8% (Tabela 1). O fato de consumir arroz com feijão é marcante entre os consumidores. Isto mostra que apesar da baixa renda da maioria dos consumidores o nível nutricional se mantém favorável pela combinação perfeita de aminoácidos de arroz e feijão.

A maior parte do consumo de arroz é branco, seguido de parboilizado e integral, permanecendo atradição de preparar as refeições em casa e o hábito de consumir arroz com feijão. A freqüência que isso ocorre esta representada na figura 2.

Figura 2. Consumo do arroz
O arroz é um dos principais bens produzidos no mundo, segunda a EMBRAPA, são cerca de 150 milhões de hectares, produzindo 590 milhões de toneladas por ano, 75% é obtido com a utilização do sistema irrigado. O principal cerealproduzido em diversos países em desenvolvimento, de grande importância econômica é o alimento básico de 2,6 bilhões de pessoas no mundo todo. Seu consumo atinge todas as classes sociais, cumprindo com o importante papel de suprir adieta básica de sais minerais, proteínas e calorias da população.é um ceral com grande potencial para aumento da produção agrícola mundial. Com uma área cultivada deaproximadamente 2,7milhões de hectares e com umaprodução anual girando em torno de 11 milhões de toneladas, o Brasil ocupa o nono lugar em produção mundial(Conab, 2010).
O consumo de 42,5(kg/habitante/ano) faz do arroz um dos principais alimentos na dieta da população brasileira.sua importância na comercialização de grãos fica em torno de 15% a 20% segundo a EMBRAPA(2007).
A produção do arroz é a...
tracking img