Empreededorismo verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMO VERDE


1. CONCEITO


O empreendedorismo verde começou a ser pensado em função da grande quantidade de recursos naturais que são degradados mais rapidamente do que a capacidade que o planeta tem de recompô-las.

Os efeitos do desequilíbrio ecológico provocado por séculos de industrialização aumentam dia-a-dia, trazendo conseqüências para toda a cadeia de negócios, que vaidesde a extração de matérias-primas, até os produtos e distribuição final.

Com isso, surgiu então a necessidade de aliar criatividade empresarial a sustentabilidade (a capacidade de consumir sem destruir), o que tem como maior objetivo minimizar o impacto do desenvolvimento.

Conforme o pesquisador Roberto Paro, da Fundação Dom Cabral, que publicou um artigo na Revista HSM Management em2007: “A idéia da sustentabilidade está associada à preservação da capacidade de atender as necessidades das gerações presentes e futuras”.

Sim, é uma questão de perpetuação de nossa espécie, já que precisamos dos recursos naturais para sobreviver.

Podemos dizer então que empreendedorismo verde seria a maneira eficaz de criar novas tendências empresariais aliando a capacidade de produzir semdestruir o planeta com o aumento da lucratividade das organizações, pensando de maneira consciente e duradoura.

É notória a carência de práticas ambientais entre os gestores das Micro e Pequenas Empresas brasileiras, o que faz muitas vezes com que não invistam em práticas ambientalmente responsáveis ou até mesmo cometam o engano e enxergar essas iniciativas como um gasto e não como um investimentoque lhes trará retornos.
Não se pode olhar para o passado e acreditar naquele modelo econômico que buscava o lucro a qualquer preço, sem pensar no entorno, no meio ambiente e na igualdade de oportunidades para todos, ele não existe mais. Este trabalho divulga a idéia da sustentabilidade que deverá ser o rumo a seguir por todas as empresas.
2. ORIGEM E HISTÓRICO
Toda intervenção que se faça emum determinado espaço terá um impacto seja ele econômico, cultural, social ou ambiental. A incorporação da variável ambiental dentro da gestão empresarial é crescente, pois, muitas organizações perceberam que existe uma necessidade real de buscar alternativas verdes em todas as áreas de empreendimentos, que vão das pequenas ações dentro de uma microempresa como reciclagem de material utilizado noconsumo ou no processo produtivo até os grandes investimentos em pesquisas que tragam soluções para a vida moderna, como desenvolvimento de energias limpas, biocombustíveis, gestão de resíduos, controle de insumos dentre outros.
Neste contexto, diversas organizações empresariais estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho mais satisfatório em relação ao meio ambiente,passando a incorporar a variável ambiental no aspecto de seus cenários e no processo de tomada de decisão. Consequentemente essas empresas obterão vantagem competitiva e saltarão na frente das organizações que ainda não despertaram para essa nova configuração de pensamento estratégico, que inclui de forma inteligente e responsável o ambiente em que se encontra inserido.
Empresas experientesidentificam resultados econômicos e resultados estratégicos do engajamento da organização na causa ambiental. É comum que estes resultados não se viabilizem de imediato, porém empresas menores e que dispõem de menos recursos também têm demonstrado que é possível ganhar dinheiro e proteger o meio ambiente mesmo não sendo uma organização que atue no chamado “mercado verde”, desde que as empresas possuamcerta dose de criatividade e condições internas que possam transformar as restrições e ameaças ambientais em oportunidades de negócios.
São inúmeros os ganhos que a organização obtém por adotar práticas sustentáveis e de responsabilidade ambiental. As empresas melhoram sua imagem diante de seus clientes podendo gerar mais lucro, enquanto as pessoas engajadas nesse processo desenvolvem uma...
tracking img