EMPREEDEDOREISMO NO BRASIL

625 palavras 3 páginas
EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

Franciele Bonato da Rosa *

RESUMO: O Brasil, atualmente, aparece nas primeiras colocações em relação aos demais países do mundo em termos de empreendedorismo, mesmo que, haja um alto índice de falência das empresas não completando um ano de vida. Existem vários fatores que contribuem para que a falência aconteça, entre elas podemos destacar a falta de capacitação do profissional, a elevada carga tributária e o excesso de burocracia.
Palavras-chave: Brasil; Empreendedorismo; Capacitação.

INTRODUÇÃO

O número de brasileiros que estão trocando o trabalho como funcionário em uma empresa ou mesmo driblando o desemprego, com a montagem de um negócio próprio está crescendo. O GEM (Global Entrepreneurship Monitor), instituto que mede as taxas de empreendedorismo mundial, aponta o Brasil como um dos cinco países de melhor colocação no ranking mundial, porém, devemos entender que isto se deve muito à necessidade e não à oportunidade, por isso, que é urgente propor mudanças significativas nas políticas de apoio e micro e pequenas empresas.

1) EMPREENDEDORESMO NO BRASIL

Se analisarmos qual o motivo que leva as pessoas a abrir um negócio, ou seja, por necessidade e não por oportunidade, o Brasil aparece nas primeiras colocações, juntamente com a Argentina e China. Ocorre que em países em desenvolvimento, o empreendedorismo é maior, em virtude da falta de oportunidades de engessar no mercado de trabalho, o que leva as pessoas a buscar alternativas de ocupação.

*Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis da UPF
Verifica-se que nos países de renda per capta mais alta, para cada nove países com menor renda essa relação, é de três por motivação para cada um que tem a real necessidade de um negócio próprio para sobreviver. Em se tratando de Brasil, para cada dois empreendedores, um é por oportunidade e um por necessidade de sobrevivência.

2) VIDA DAS EMPRESAS

A maioria das empresas que são abertas no país tem sua vida abreviada em virtude

Relacionados