Empowerment

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2 Discussão Teórica
2.1 Empowerment
Segundo ARAUJO (2008) Nos dia de hoje, o meio empresarial encontra-se cercado por forças muito distintas das existentes uma ou duas décadas atrás. A concorrência intensa e a extrema rapidez na velocidade das mudanças experimentadas influenciam e alteram a performance das empresas, podendo, inclusive, determinar sucessos e fracassos, se não forem consideradase competentemente administradas no tempo certo.De forma simples, empowerment significa fortalecimento do poder decisório dos indivíduos da organização ou criação de poder decisório para os indivíduos, no caso das organizações mais rígidas e controladoras. Por intermédio da tecnologia, pretende-se conceder, às pessoas que trabalham na organização, maiores oportunidades de participarem ativamente doprocesso de escolha dos caminhos a serem trilhados na eterna busca pela sobrevivência. Por tudo isso, estamos afirmando que uma gestão atual, moderna, consciente dos processos críticos ou não é caminho suficiente para que o empowerment seja a tecnologia ideal para as organizações que buscam soluções e lutam pela excelência organizacional.
Segundo CASTRO (1994) reforça o que expomos afirmando queo termo empowerment sintetiza um processo de transformação no qual a energização se torna o principal foco da empresa. Power, coloca o autor, significa poder, força, e quando a tecnologia é aplicada, minimiza-se a hierarquia ou a distância entre as frações organizacionais, valorizando-se quem está em contato direto com a clientela.Assim, num certo sentido, o empowerment promove a inversão dapirâmide organizacional.
Outro autor que nos apresenta uma conceituação interessante é ROTHSTEIN (1995). Para ele, constitui um ato de construção, de desenvolvimento e incremento do poder entre as pessoas. Isso ocorreria por intermédio da cooperação, do compartilhamento e do trabalho em conjunto.
2.2 Os três pilares
• Visão do futuro: desejar, imaginar oamanhã ideal e lutar por isso;
• Assumir opoder: acreditar que todos podem contribuir para a melhoria, que todos podem ajudar na construção desse futuro; e
• Apropriar-se: no sentido de sentir-se responsável por tudo que diga respeito às metas traçadas.
13
2.3 Por que usar empowerment?
Se a tecnologia que aqui apresentamos é algo tão bom assim, porque muitas organizações ainda não a utilizam? Segundo MILLS (1996), usar empowerment ounão é uma questão de escolha entre duas espécies de posicionamentos empresarias possíveis:
2.3.1 Cumprimento de ordens
Este tipo de postura, muito comum entre as organizações, é determinado, basicamente, por dois fatores que conduzem à questão da gestão de pessoas:
• Certeza de que somente a organização está certa: ou seja, acreditar que a organização acerta sempre em suas previsões eorientações. Esta absoluta infalibilidade empresarial não é possível, principalmente nos dias atuais. Se uma organização pudesse, sem margens de erros, saber que decisões tomar, não passaria por crises que desafiam a sua sobrevivência; e
• Organização conhece melhor do que ninguém o que o cliente deseja: este item tem a ver com o anterior. Uma organização não pode imaginar que conheça sues clientes comextrema precisão sem considerar as opiniões, sugestões e observações daquelas que trabalham diretamente com eles, isto é, seus indivíduos. Este gênero de organização arrisca, de forma muito séria, sua sobrevivência.
2.3.2 Uso do próprio discernimento
Esta é a postura organizacional defendida pelo empowerment. Constituem fatores associados à na gestão de recursos humanos:
• Melhor forma de serealizar a missão: indivíduos que detêm empowerment avaliam as situações vividas pela organização, confrontando-as, com seus conhecimentos e experiências, na busca pelas melhores oportunidades e caminhos para a realização da missão da organização;
14
• Melhor informação: quando se responsabilizam indivíduos, e se promove a abertura à comunicação dentro da organização, o nível de qualidade das...
tracking img