Empowerment

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Empowerment


2010




Empowerment

Trabalho sobre empowerment, apresentado à disciplina de Administração da Comunicação, ministrada pelo professor Raimundo Nonato de Oliveira Lima na segunda fase do curso de Ciências da Administração.

Florianópolis
2010
1. INTRODUÇÃO

Mais do que nunca o sucesso de qualquer empresa depende da eficácia de seus líderes e gerentes. E mais doque nunca visto que estes indivíduos devem se dedicar a obter a conclusão do trabalho por intermédio e colaboração dos outros.
As pessoas reagem diferentemente a específicos estilos gerenciais, formas de comunicação e expectativas de desempenho. É comum observar que se fala muito sobre a remodelação do relacionamento entre gerentes e subordinados. Em algumas organizações os gerentes são chamadosde treinadores, consultores, responsáveis ou facilitadores. Neste sentido, empregados tornam-se associados ou membros de equipe.
Para tanto, será abordado nesse trabalho uma idéia bastante relevante em uma organização, o empowerment. Esse conceito visa conseguir o comprometimento dos empregados em contribuir para as decisões estratégicas com o objetivo de melhorar o desempenho da organização.Essa interação entre as decisões é baseada na mudança de atitude voltada para o envolvimento dos funcionários nos processos de inovação. No fundo, trata-se de descentralizar poderes na cadeia hierárquica de uma empresa, fazendo com que a organização se horizontalize, conferindo autonomia aos funcionários de modo a que eles se mostrem aptos a diagnosticar, analisar e propor soluções no dia-a-dia.Baseando-se na cooperação de todos os membros de uma organização, o empowerment tem como objetivo máximo dar prioridade aos clientes.

2. SURGIMENTO DO EMPOWERMENT

O movimento de empowerment é fruto da evolução de discussões sobre a libertação dos indivíduos a estruturas que se mostram injustas e opressivas, a partir de uma reflexão sobre a realidade humana.
Este movimento surgiu nos EstadosUnidos no final da década de 70, com a necessidade de fomentar a inovação e a criatividade, de forma que se possa criar uma vantagem competitiva em relação à concorrência. Para suprir essa deficiência, foi preciso avaliar diversos modelos de gestão e de liderança, até chegar a conclusão que atribuir responsabilidades aos funcionários, poderia alterar e otimizar os resultados de uma organização.Desde o fim da década de 80, a abordagem do empowerment é utilizada pelo Serviço Social. E ainda hoje é aplicável e eficaz, visto que no universo empresarial em que vivemos, os empreendedores e empresários buscam cada vez mais alcançar a excelência.

3. DEFINIÇÃO DE EMPOWERMENT

A idéia de empowerment é de delegação do poder de decisão, alocação de responsabilidade e autonomia dosfuncionários de uma empresa. Ou seja, tem o objetivo de compartilhar o poder com todos os membros da instituição, abrindo mão de um controle centralizado.
O grande propósito dessa abordagem é promover maior rapidez, flexibilidade e um ótimo rendimento em relação à capacidade de decisão das organizações. Portanto, através do empowerment, os funcionários têm a liberdade de resolver problemas e tomardecisões sem a necessidade de consultar seus superiores para obter uma aprovação.
A concepção de alocação do poder também é uma oportunidade para os empregados aparecerem perante a empresa, mostrando que sabem como lidar com situações adversas, e que conseguem resolver problemas com rapidez. Além disso, é o momento ideal para aflorarem as características de um possível líder.

4. CARACTERÍSTICASPRINCIPAIS

A principal e mais notável atribuição do empowerment é a redução de níveis hierárquicos dentro da organização. Tendo em vista, que a partir do momento que é alocado poder a cada funcionário, os superiores não têm mais a obrigação de controlar e supervisionar todas as ações de seus subordinados, as camadas hierárquicas verticais se desfazem um pouco.
Com o intuito de criar um...
tracking img