Empowerment

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito – Empowerment
Nos dias atuais o meio empresarial este cada vez mais propício a mudanças. A concorrência intensa, rapidez na velocidade as mudanças que influenciam diretamente no desempenho das empresas, podendo inclusive influenciar no sucesso e fracasso se não forem administradas no tempo certo.
As tecnologias de gestão são fundamentais para um melhor aperfeiçoamento na gestão dasempresas. Todavia qualquer que seja a tecnologia usada na organização será preciso que venha acompanhado de um inovador estilo de gestão de pessoas: o empowerment. Ou seja, dando mais autonomia e fortalecimento do poder decisório nas mãos das pessoas da organização, pretendo-se então com a tecnologia conceder a oportunidade de tomada de decisão e também decidirem.
Mas será que as pessoasrealmente querem participar desse processo? Claro que sim! Essa participação os mantém engajado, não somente na sobrevivência da empresa mas também nas suas consequências e posições funcionais. Ou seja, eles querem ser instrumento do processo de mudança, lutando por aperfeiçoar a si mesmas também.
O autor castro ainda oferece uma conceituação interessante onde ele diz que nesse processo de envolver aspessoas nas atividades organizacionais constitui um ato de construção, de desenvolvimento e incremento do poder entre as pessoas, isso ocorre pela cooperação e trabalho em conjunto.
Em outra pesquisa virtual, Martins Filho, diz que ‘dar poder’ ‘ dar autonomia’ as pessoas é necessário para que eles próprias aprendam a diagnosticar e solucionar os problemas da empresa. Afinal quem melhor sabedas falhas e potenciais oportunidades de melhoria do trabalho senão a pessoa. Por isso o pesquisador ainda diz que esse conceito do chefe acima de tudo, hierarquização centralizada e que num toque de mágica tira solução de dentro da cartola nem se quer é compreende muito bem. Essa maneira esta totalmente ultrapassada para os dias que vivemos.
Destaca-se ainda o pensamento de qual ambiente propicioas pessoas são capazes de imaginar como gostaram que fossem seu futuro. No universo organizacional isso significa fazer com que de fato as pessoas possuam poder, autoridade, sobre esse conceito é abordado três pilares.
Visão do futuro – desejar, imaginar, o amanha ideal e lutar por isso.
Assumir o poder – acreditar que todos podem contribuir para melhoria e assim ajudar na construção dessefuturo
Apropria-se – no sentido de sentir-se responsável por tudo que diga a respeito das metas traçadas.
Outra perspectiva valida sobre o conceito é em que diz que a centralização de tarefas em cima de somente uma única pessoa, conduz a desmotivação das pessoas que entendem que jamais terão suas habilidades e capacidades reconhecidas, bloqueando assim uma grande entrava na expressão criativa. Oempowerment vem e consegue romper com tal quadro onde os colaboradores das organizações são elemento gerador de competitividade. Elas conferem responsabilidades a sua pessoal, demonstrando que acreditam e confiam no potencial daqueles que trabalham na consecução dos seus objetivos.
Todos ganham com essa abordagem, tanto as empresas porque as pessoas não estão somente atentas nas atividades querealizam mais também motivadas no que estão fazendo e com interesse no sucesso da organização, despertando nelas criatividade e espírito de cooperação. E as pessoas, porém essas farão dos objetivos organizacionais os seus próprios.
Porque as organizações devem promover o Empowerment?
O bom motivo para usar a tecnologia a favor das organizações é começar pensando que o mundo mudou, as empresasmudaram, os mercados são outros, as pessoas não tem tempo para nada, enfim tudo mudou. Sendo assim a empresa precisa esta sempre se atualizando e buscando coisas novas e o empowrment constitui desses instrumentos e as empresas que não acompanharem essa tendência terão dificuldades de toda ordem, porque o valor agora esta no talento das pessoas e pessoas talentosas não ficarão em empresas que não...
tracking img