Empowerment

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A utilização adequada dos recursos humanos assume cada vez maior importância na busca de vantagem competitiva dentro do cenário global que as empresas estão inseridas.  E, neste sentido, as organizações são ambientes de interação, formadas por um aglomerado de grupos sociais com os quais o indivíduo se relaciona. Os empregados, de acordo com, têm uma importância tanto estratégicaquanto tática. As empresas estão cada vez mais preocupadas em contratar pessoas que tenham habilidades para resolver problemas, dão aos funcionários treinamentos multifuncionais e lhes delegam poderes  para que possam trabalhar em equipes para resolver  problemas de produção.
No atual ambiente competitivo, a centralização do poder e a falta de autonomia dos funcionários, são características queimpedem o desenvolvimento das organizações.
 
No início da década de 60, aspectos como qualidade de vida e motivação ganharam importância nas relações de trabalho. Esta abordagem comportamental estimulou o surgimento de novos conceitos para projetos de trabalho nas organizações, como Empowerment e polivalência.

E nesta era de informação globalizada, o capital financeiro deixou de ser o recursomais importante, cedendo lugar ao conhecimento. Os fatores tradicionais de produção, de acordo com CHIAVENATO, 1999 apud OLIVEIRA & ROCHA (2008) – terra, mão-de-obra e capital – deixaram de ser diferencial competitivo para dar lugar ao capital humano e ao capital intelectual. As pessoas e seus conhecimentos e habilidades mentais passam a ser a principal base da nova organização. E investir nocapital intelectual faz com que a empresa tenha vantagem competitiva.

Empowerment
Empowerment, ou delegação de autoridade, é uma abordagem a projetos de trabalho que se baseia na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas . Analisa-se o desenvolvimento, ou grau de maturidade, do Epowerment na organização avaliando o estágioevolutivo e que se encontram as áreas de gestão, as configurações organizacionais, as estratégias competitivas, as gestão de recursos humanos e a qualidade

Empowerment significa liberar conhecimentos, energia, habilidades, incentivos, iniciativas para tomada de decisões rápidas com maior autonomia , responsabilidades , planejamento, são as principais vantagens. Sendo a melhor forma de conhecer,analisar o valor de cada um, descobrindo talentos e criando alternativas e investimentos... Mas para isso é preciso buscar conhecimentos, idéias e técnicas valiosas, pois são importantes, contribuindo muito para o trabalho em grupo e visando melhor aproveitamento do capital.
Gerentes devem aprender tudo sobre a empresa, apontando problemas, explicando com clareza, experiência, saber ouvir, o queo colega tem a dizer, controle, comunicação, equilíbrio informações, participação dos funcionários na administração dando melhoria na produtividade. As empresas esperam que os seus funcionários tomem as suas próprias decisões, iniciativas, alternativas e daí as empresas aprendem a investir nos talentos e conhecimentos de cada trabalhador.
Consistindo em equilíbrio, planejamento, surgirão novoshorizontes e objetivos alcançados, pois também a delegação de autoridade é a palavra chave para se ter sucesso, pois a participação dos colaboradores nos projetos, prática e negócios é de grande importância , agindo como se fosse o próprio proprietário da empresa, sendo informado e dando informações, apoio suficiente para decisões, clareza e permitindo que os gestores resolvam soluções e sesentindo valorizados.
Empowerment é muito importante nas empresas, mas para isso é preciso ser ágil, ou melhor, aprender a delegar, pois os concorrentes é uma continuidade que vem de baixo crescendo a cada dia, devido estar diante de grandes concorrências e acima de tudo, existem equipes com grande desempenho, mostrando o seu valor, fazendo a diferença e uma cultura organizada, é o centro de tudo...
tracking img