Emportancia da enfermagem na historia

285 palavras 2 páginas
RESENHA DO ARTIGO

Trabalho apresentado à Disciplina de. Enfermagem e Ciencia como um dos requisitos para avaliação oficialdo Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Sinop.

Professor Esp.: Tania Ramos Silva Fonseca

SINOP – MT
2014

O artigo releva a importância da historia da enfermagem. Para os entrevistados o conhecimento da história da enfermagem está intimamente ligado à construção de uma identidade profissional e às bases para cuidá-lo. Assim, cada enfermeiro deve conhecer sua história plenamente para que sua própria identidade seja criada.
O estudo identifica que os enfermeiros reconhecem a relevância do conheci mento da história da enfermagem para a sua vi da profissional.
A analise é feita no Hospital Universitário do Rio de Janeiro, que inicialmente preocupava-se em medir o nível de importância que os profissionais davam a historia da enfermagem. O artigo começa contextualizando a historia da enfermagem desde o cristianismo até a teoria de Florence.
No exercício assistencial da enfermagem, identificaram-se muitos questionamentos e conflitos, relacionados às suas práticas, à estrutura interior, o que é enfermagem, seu objeto e finalidade, qual é o saber que orienta essa prática, etc. Di ante dessa realidade, faz-se necessário uma reflexão do trabalho de enfermagem e, em especial, do seu saber numa visão vista pelo profissional.
Além de a história influenciar no cuidar, ela também ajuda na construção da identidade do profissional, de modo integral. No momento em que são conheci das as origens e o que foi construí do, a f i m de dignificar o nosso trabalho, podemos fazer mais do que respeitar e aprender, mas contribuir para a melhoria no ensino na graduação.

Relacionados