Empobrecimento do solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Empobrecimento do solo
o homem, vem destruindo o nosso meio ambiente, principalmente, dilapidando o solo. É preciso conscientizar que o solo é um bem vivo, é composto de três partes, a física, aquímica e a biológica. ao adicionarmos elementos, meramente químicos em seu interior, estamos provocando um desequilíbrio.Ao mesmo tempo, poderemos ocasionar um descompasso em seu interior, seadicionarmos elementos orgânicos, com excessivas propriedades...o solo é um corpo gigantesco que vive, portanto ele sente e reage, aos estímulos, sejam eles benéficos ou maléficos.
Para que possamos continuarproduzindo e darmos esta mesma certeza às gerações futuras, em primeiro lugar, precisamos ser responsáveis com o solo, explorá-lo é preciso, e principalmente necessário, mas há de se respeitá-lo comoum todo, com todas as suas características de um ser vivo. Explorar o solo de modo sustentável, é o mesmo que usar a razão aliada à emoção ou seja, explorar, utilizar, mas não maltratar, e simraciocinar e conscientizar, que ele é um meio que pode perecer, se não for manejado de maneira adequada.
Como evitar o empobrecimento do solo
aplicar adubos ou fertilizantes fabricados pelo homem, contendomisturas de sais minerais.
...evitar cultivo de um só tipo de planta no mesmo terreno.
...plantar duas ou mais culturas em linhas alternadas.
...fazer rotação de culturas.
...deixar no solo osrestos vegetais para facilitar a formação de húmus.
Erosão
Outro impacto sério causado pela agricultura é a erosão do solo, principalmente na zona tropical do planeta. O revolvimento do solo antes docultivo desagrega-o, facilitando o carreamento dos minerais pela água das chuvas. A perda de milhares de toneladas de solo agricultável todos os anos, em conseqüência da erosão, é um dos mais gravesproblemas enfrentados pela economia agrícola. O processo de formação de novos solos, como resultado do intemperismo das rochas, é extremamente lento
O combate à erosão
Com o objetivo de anular, ou...
tracking img