Empilia ferreiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PROFESSOR CÉSAR PRIETO MARTINEZ
ANDRESSA GRANDE MACEDO
BRUNA ANDRESSA POTHIN
BRUNE FANHA XARÃO
KARINE PRECYBLOVECZ







EMÍLIA FERREIRO












PONTA GROSSA
2012
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PROFESSOR CÉSAR PRIETO MARTINEZ
ANDRESSA GRANDE MACEDO
BRUNA ANDRESSA POTHIN
BRUNE FANHA XARÃO
KARINE PRECYBLOVECZ







EMÍLIA FERREIRO
Trabalhoreferente a bibliografia,formação
Obras e curiosidades de EMILIA FERREIRO
Para a matéria de Fundamentos Históricos e
Políticos da Educação Infantil -Profª Indianara -
tendo efeito como nota bimestral .






PONTA GROSSA
2012
Biografia

Emilia Ferreiro nasceu na Argentina em 1936. Doutorou-se na Universidade de Genebra, sob orientação do biólogo Jean Piaget, cujo trabalhode epistemologia genética (uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança) ela continuou, estudando um campo que o mestre não havia explorado: a escrita. A partir de 1974, Emilia desenvolveu na Universidade de Buenos Aires uma série de experimentos com crianças que deu origem às conclusões apresentadas em Psicogênese da Língua Escrita, assinado em parceria com apedagoga espanhola Ana Teberosky e publicado em 1979. Emilia é hoje professora titular do Centro de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional, da Cidade do México, onde mora. Além da atividade de professora - que exerce também viajando pelo mundo, incluindo frequentes visitas ao Brasil .
Principais ideias
Foi doutoranda de Jean Piaget. Promoveu a continuidade do trabalho dePiaget sobre epistemologia genética - uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança - estudando um campo que ele não havia explorado: a escrita.
A partir de 1974, na Universidade de Buenos Aires, desenvolveu uma série de experimentos com crianças que deu origem às conclusões apresentadas na sua mais importante obra: Psicogênese da Língua Escrita, publicado em 1979 eescrito em parceria com a pedagoga espanhola Ana Teberosky. A obra apresenta os processos de aprendizado das crianças, chegando a conclusões que puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita. Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criançapassa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo. O tempo necessário para o aluno transpor cada uma das etapas é muito variável.
De acordo com a teoria exposta em Psicogênese da Língua Escrita, toda criança passa por quatro fases até que esteja alfabetizada:
1. pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada;
2. silábica:interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma;
3. silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas;
4. alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.






Nos anos 1980, suas ideias causaram no Brasil um grande impacto sobre a concepção que se tinha do processo de alfabetização, influenciando osParâmetros Curriculares Nacionais. Emilia é hoje professora titular do Centro de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional, da Cidade do México, onde mora.
Emilia Ferreiro, a estudiosa que revolucionou a alfabetização
A psicolinguista argentina desvendou os mecanismos pelos quais as crianças aprendem a ler e escrever, o que levou os educadores a rever radicalmente seusmétodos.Nenhum nome teve mais influência sobre a educação brasileira nos últimos 30 anos do que o da psicolinguista argentina Emilia Ferreiro. A divulgação de seus livros no Brasil, a partir de meados dos anos 1980, causou um grande impacto sobre a concepção que se tinha do processo de alfabetização, influenciando as próprias normas do governo para a área, expressas nos Parâmetros Curriculares...
tracking img