Empenhamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é o empenhamento?
É o interesse, vontade e compromisso mostrado na prática de alguma tarefa.

Empenhamento afectivo: neste tipo de empenhamento existe uma relação activa dos indivíduos paracom a organização, no sentido de que estes estão inclinados em dar algo à organização, a agir em proveito da mesma e do bem-estar organizacional.
O que pensa um membro organizacional
“Estaorganização tem um grande significado pessoal para mim.”

Empenhamento normativo: Neste tipo de empenhamento o indivíduo acredita que a lealdade à organização é importante e, por isso, sente que é seu deverpermanecer na organização. Sente-se como se tivesse em dívida para com a minha organização. Esta forma de empenhamento difere do empenhamento afectivo, porque reflecte um sentido de dever, umaobrigação ou vocação para trabalhar na organização, mas não necessariamente uma ligação emocional
O que pensa um membro organizacional
“Sinto que devo ser leal e permanecer nesta organização.”Empenhamento instrumental: O indivíduo mantém-se na organização porque sente que não conseguiria facilmente entrar noutra organização, ou seja, vê poucas alternativas de emprego se deixar a organização.Resumindo, permanece na organização mais por necessidade do que por vontade.
O que pensa um membro organizacional
“Sinto que tenho poucas alternativas se deixar a minha organização.”


Empenhamentograu zero do instrumental: O indivíduo lamenta trabalhar para a organização e daria tudo para trocar de emprego.
O que pensa um membro organizacional
“Aceitaria qualquer emprego para deixar detrabalhar nesta organização.”

Comentário
Globalmente os dados do quadro são positivos. Existe uma maior percentagem de empenho afectivo e normativo, mas também se verifica números elevados no empenhoinstrumental. O grau zero do instrumental é o que apresenta menor média, sendo as mulheres as que apresentam mais descontentamento. Ao contrário deste, no grau instrumental são os homens que...
tracking img