Empeendorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos

O que é Empreendedorismo?

Anterior à abordagem acerca do empreendedorismo social, é necessário conceituar o empreendedorismo em si, e entender o que é ser empreendedor. Comumente ouvimos dizer que toda pessoa que abre um negócio é um empreendedor. De acordo com J. Gregory Dees, este termo se refere a uma pessoa que começa um negócio; um novo empreendimento para ganhar lucroe renda. Para ele, a palavra “empreendedor” não se limita à área de negócios. Veio da língua francesa e significa “alguém que se encarrega ou se compromete com um projeto ou atividade significante”. A palavra foi associada aos indivíduos que estimularam o crescimento econômico por encontrarem diferentes e melhores maneiras de fazer as coisas. Em vez do tipo do empreendimento que o indivíduo tem,a palavra descreve uma postura, comportamento e conjunto de qualidades. Empreendedores vêem possibilidades, e não problemas, para provocar mudanças na sociedade e não se limitam aos recursos que têm num momento.

Ainda de acordo com o autor J. Gregory Dees, os empreendedores são inovadores. Eles criam novos paradigmas e são pioneiros de novas abordagens. Isto não significa que criemalgo completamente novo. Muitas vezes, transformam algumas idéias já existentes; utilizam a criatividade para aperfeiçoar ou reinventar processos. É um processo criativo e contínuo de explorar, aprender e melhorar.

O que é Empreendedorismo Social?

Existem vários conceitos relacionados ao empreendedorismo social. Oliveira, (2004) aborda alguns deles com uma visão internacional, citandodiferentes entendimentos de organizações distintas da seguinte maneira:

De acordo com a School Social Entrepreneurship - SSE, Uk-Reino Unido, o empreendedor social é alguém que trabalha de uma maneira empresarial, mas para um público ou um benefício social, em lugar de ganhar dinheiro. Empreendedores sociais podem trabalhar em negócios éticos, órgãos governamentais, públicos, voluntários ecomunitários [...] Empreendedores sociais nunca dizem 'não pode ser feito.
Já para a Canadian Center Social Entrepreneurship - CCSE, no Canadá, um empreendedor social vem de qualquer setor, com as características de empresários tradicionais de visão, criatividade e determinação, e empregam e focalizam na inovação social. São indivíduos que combinam pragmatismo com habilidades profissionais,perspicácias.
A organização Foud Schwab, na Suíça, aborda da seguinte maneira: Empreendedores sociais são agentes de intercambiação da sociedade por meio de: proposta de criação de idéias úteis para resolver problemas sociais, combinando práticas e conhecimentos de inovação, criando assim novos procedimentos e serviços; criação de parcerias e formas/meios de auto-sustentabilidade dosprojetos; transformação das comunidades graças às associações estratégicas; utilização de enfoques baseados no mercado para resolver os problemas sociais; identificação de novos mercados e oportunidades para financiar uma missão social. [...] características comuns aos empreendedores sociais: apontam idéias inovadoras e vêem oportunidades onde outros não vêem nada; combinam risco e valor com critério esabedoria; estão acostumados a resolver problemas concretos, são visionários com sentido prático, cuja motivação é a melhoria de vida das pessoas, e trabalham 24 horas do dia para conseguir seu objetivo social.
De acordo com a Organização Ashoka, nos Estados Unidos, os empreendedores sociais são indivíduos visionários que possuem capacidade empreendedora e criatividade para promover mudançassociais de longo alcance em seus campos de atividade. São inovadores sociais que deixarão sua marca na história.
Para finalizar, Oliveira, (2004), cita a organização Erwing Marion, Kauffman Foundation, abordando que o empreendedorismo social está relacionado com as pessoas que acreditam que empreendimentos sem fins lucrativos são o reconhecimento de oportunidade de cumprimento de uma missão para...
tracking img