Emoções e riscos nas práticas na natureza - uma revisão sistemática.pdf transferido com sucesso

3394 palavras 14 páginas
QUESTÕES 1, 9 E 10.
Praticas diferentes das tradicionais, como capoeira, artes marciais, atividades circenses, começam a encontrar seu espaço dentro das grades curriculares programáticas, e sua aceitação por parte dos discentes foi imediata. Porem, por parte dos docentes, nem sempre, em relação ao ensino superior. Professores tradicionalistas ofereceram e oferecem resistência na inclusão desses novos conteúdos com base na alegação de que descaracterizariam os cursos ou que tirariam a importância do foco principal, que são os esportes tradicionais. Porem, o que conseguimos notar é que o principal motivo dos pré-conceitos existentes sobre essas novas atividades é somente o total desconhecimento do assunto (BERNARDES, 2013).
É muito fácil e comum para um profissional criticar ou resistir a abordar determinada atividade pelo simples fato de não conhece-la. As atividades ou esportes de aventura vivem este momento glorioso, em que novas possibilidades começam a adentrar as instituições de ensino, nos níveis fundamental, medio e superior. Não é mais uma novidade encontrarmos a disciplina “esportes de aventura”, em uma faculdade de Educação Física. Cursos de atividades de aventura especificas, cursos de extensão e ate mesmo de pós graduação (exemplo UNIFMU), começam a surgir fazendo que toda a discriminação se dissipe e, lentamente, aproxime as atividades de aventura dos profissionais de Educação Física (BERNARDES, 2013).
Alguns motivos podem nos explicar a atual aproximação das atividades de aventura da Educação Física além de seu crescimento em números de praticantes e o destaque da mídia: o aumento dos níveis de estresse, da violência, do caos urbano, assim como a necessidade intrínseca do ser humano de voltar as suas origens, a natureza! Além disso, um numero considerável de pesquisadores do assunto observou que essas atividades, no âmbito do lazer, contribuem para uma reaproximação social dos praticantes, aumento de sua autoestima, estabelecendo vivencias de

Relacionados