Emowerment

828 palavras 4 páginas
1.CALCULO NUMÉRICO – OPERAÇÕES COM NUMEROS NATURAIS
Definição
É a análise dos processos que envolvem problemas matemáticos, por meio aritmética, através da adição, subtração multiplicação, divisão, potencias e também operações com números inteiros positivos e negativos.

1. CONJUNTO conjunto é uma coleção de objetos (chamados elementos). Os elementos podem representar qualquer coisa — números, pessoas, letras, etc - até mesmo outros conjuntos. Um conjunto pode conter outro(s) conjunto(s), inclusive.
Matematicamente o conjunto é representado por uma letra do alfabeto latino, maiúscula (A, B, C,...). Já os elementos do conjunto são representados por letras latinas minúsculas. E a representação completa do conjunto envolve a colocação dos elementos entre chaves, da seguinte maneira:

1.2. CONJUNTO DAS PARTES
Conjunto das partes é um conjunto que possui todas as possíveis partes de outro conjunto ou seja um conjunto que contem outros conjuntos.
Dado um conjunto A, definimos o conjunto das partes de A, , como o conjunto que contém todos os subconjuntos de A (incluindo oconjunto vazio e o próprio conjunto A).
Uma maneira prática de determinar é pensar em todos os subconjuntos com um elemento, depois todos os subconjuntos com dois elementos, e assim por diante.
Se A = { 1, 2, 3 }, então = { ∅, {1}, {2}, {3}, {1, 2}, {1, 3}, {2, 3}, {1, 2, 3} }.

O número de elementos do conjunto de partes de A é sempre maior que o número de elementos de A, mesmo no caso de A ter um número infinito de elementos.
Se A tem n elementos, pode-se provar que P(A) tem elementos.
Exemplo: A={a,e,o}
P(A)={ ∅,{a,}, {e}, {o}, {a,e}, {a,o},{e,o},{a,e,o}}
N P(A)= 2n =23=8
EXEMPLOS1:
Dados os conjuntos A={1,2} e B={1,3,4} determine:
a) P(A)
Resolução: P(A)={ ∅, {1}, {2}, {1,2}}
b) P(B)
Resolução: P(B)={ ∅, {1}, {3}, {4}, {1,3}, {1,4}, {3,4}, {1,3,4}}

EXEMPLO2:
Considere A={3,5} e B={2,4,6}
a) O numero de

Relacionados

  • Tecnologia de gestao
    5481 palavras | 22 páginas