Emoçao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Emoção, é uma experiência subjetiva, associada ao temperamento, personalidade e motivação. A palavra em inglês 'emotion' deriva do francês émouvoir. Que é baseada do latim emovere, onde o 'e- (variante de ex-) significa 'fora' e movere significa 'movimento'. [1] O termo relacionado motivação é assim derivado de movere.
Não existe uma taxionomia ou teoria para as emoções que seja geral ou aceitede forma universal. Várias têm sido propostas, entre elas:
* 'Cognitiva' versus 'não cognitiva'
* "Emoções intuitivas" (vindas da amígdala) versus "emoções cognitivas" (vindas do cortex prefrontal)
* "Básicas" versus "complexas": Onde emoções básicas em conjunto constituem as mais complexas
* Categorias baseadas na duração: Algumas emoções ocorrem em segundos (ex. surpresa) eoutras levam anos (ex. amor)
Existe uma distinção entre a emoção e os resultados da emoção, principalmente os comportamentos gerados e as expressões emocionais. As pessoas frequentemente se comportam de certo modo como um resultado direto de seus estados emocionais, como chorando, lutando ou fugindo. Ainda assim, se podem ter a emoção sem o correspondente comportamento, então nós podemos considerarque a emoção não é apenas o seu comportamento e muito menos que o comportamento não é a parte essencial da emoção. A Teoria de James-Lange propõe que as experiências emocionais são consequência de alterações corporais. A abordagem 'funcionalista das emoções (ex. Nico Frijda) sustenta que as emoções se envolvem com uma particular função, como a de fugir de uma pessoa ou objeto para obter segurança.[editar]Classificação
Básicas e complexas categorias, onde algumas são modificadas de algum modo para as emoções complexas (ex. Paul Ekman). Neste modelo, as emoções complexas constróem-se sobre condições culturais ou associações combinadas com as emoções básicas. De outro modo, análogo ao modo como as cores primárias são combinadas, as emoções primáriaspodem ser combinadas gerandoum espectro das emoções humanas. Como, por exemplo, raiva e desgosto podem ser combinadas em desprezo. [carece de fontes]Robert Plutchik propôs a tridimensional modelo "circumplex model" para descrever a relação entre as emoções. Este modelo é similar a roda de cor. A dimensão vertical representa a intensidade, o círculo representa a similaridade entre as emoções. Ele determina oito emoções primárias dispostasem quatro pares de opostos.
Outro importante significado sobre classificação das emoções refere-se a sua ocorrência no tempo. Algumas emoções ocorrem sobre o período de segundos (ex. surpresa) e outros demoram anos (ex. amor). O último poderia ser considerado como uma tendência de longo tempo para ter uma emoção em relação a um certo objeto ao invés de ter uma emoção característica (entretanto,isto pode ser contestado). Uma distinção é então feita entre episódios emocionais e disposições emocionais. Disposições são comparáveis a peculiaridades do indivíduo (ou características da personalidade), onde quando alguma coisa ocorre, serve de gatilho para a experiência de certas emoções, mesmo sobre diferentes objetos. Por exemplo, uma pessoa irritável é geralmente disposta a sentir irritaçãomais facilmente que outras. Alguns estudiosos (ex. Armindo Freitas-Magalhães[2], 2009 e Klaus Scherer, 2005) coloca a emoção como uma categoria mais geral de 'estados afetivos'. Onde estados afetivos podem também incluir fenômenos relacionados, como o prazer e a dor, estados motivacionais (ex. fome e curiosidade), temperamentos, disposições e peculiaridades do indivíduo.
Há ainda a relação entreprocessos neurais e emoções. através de processos fMRI já é possível investigar a emoção 'ódio' e sua manifestação neural. Neste experimento, a pessoa teve seu cérebro 'escaneado' (examinado) enquanto via imagens de pessoas que ela odiava. Os resultado mostraram incremento da atividade no médio giro frontal, putâmen direito, bilateralmente no cortex pré-motor, no polo frontal, e bilateralmente...
tracking img