Emoção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A emoção pode ser entendida como um estado mental e fisiológico associada a uma diversidade quer de sentimentos, pensamentos ou comportamentos. É a manifestação de um sentimento subjectivo que desempenha um papel importante nas actividades humanas. Por ter um papel tão importante foi e é objecto de estudo das várias ciências.
Entender sensações e movimentos corporais como chorar, rir, tremer,em suma, porque nos emocionamos e como essa emoção influencia ou não o nosso comportamento é o objectivo principal dos diversos estudos em Psicologia.
Desde muito cedo as preocupações com os efeitos das emoções no comportamento humano serviram de base para numerosos estudos. Até meados do Séc. XIX acreditava-se que as emoções eram instintos básicos que poderiam afectar a capacidade de pensar dohomem e como tal deveriam ser controlados. No Séc. XX, contudo, psicólogos e filósofos perceberam a importância do homem se emocionar, estando consciente dessa emoção permitia-lhe que tivesse um melhor relacionamento com os outros, bem como, tinha uma inflência directa com a sua saúde incluindo o seu sistema imunológico.
Embora não sendo convergentes, são várias as teorias sobre as emoções e a suarelação ou não com a cognição.
Alguns teóricos divergem quanto à função que a emoção tem na vida humana. Para uns a emoção tem uma função biológica, para outros psicológicos, havendo ainda aqueles que atribuem a sua importância ao papel que desempenha nas formas de representação dos sentimentos e afectos em povos pertencentes a culturas diferentes. Contudo a maior divergência reside nacompreensão de como se dá o processo emocional e qual o nível de consciência da resposta emocional.
As emoções tradicionalmente eram consideradas estados de consciência subjectivos: sentir medo, felicidade ou irritação, o cérebro processa inconscientemente o significado emocional dos estímulos, usando essa informação para fornecer adequadas respostas aos estímulos emocionais.
Segundo a teoria James-Lange(1880) as emoções são partes integrantes nas respostas corporais. Para este as relações emocionais precedem e determinam as experiências conscientes. A emoção é uma alteração fisiológica provocada por estímulos exteriores do meio ambiente e transmitida de acordo com a percepção de cada um.
Cannon e Bard (1920) discordam e argumentam as emoções são provocadas por sensações provenientes pelaintegração do homem com o meio ambiente externo, com as sensações viscerais do corpo que se dá no córtex, produzindo as reacções físicas, mas que esta percepção e reacção às experiências ocorre simultaneamente.
Para os cognitivistas os modelos cognitivos são os causadores das emoções. A emoção dependerá de como o homem avalia a situação. A maioria das emoções envolve reacções físicas, a cogniçãopermitirá decidir como agir em determinada situação. Há uma relação entre cognição e acção que permitirão ao indivíduo enfrentar a situação ou fugir dela.
O modelo cognitivo objectivista parte do principio de que as emoções são derivadas dos padrões de pensamento que, pautadas nas crenças, direccionam a maneira pela qual as pessoas interpretam as situações a que estão expostas, não são os eventos massim os juízos de valor associados é que provocam a resposta emocional. (ICS s/d)
Muitos estudiosos distinguem entre sentimento e emoção. O sentimento como expressão subjectiva da emoção é normalmente acompanhado por processos fisiológicos e expressado através de reações físicas. Em contrapartida a cognição refere-se aos processos mentais, produzidos pelo sistema cognitivo, tendo como principalfunção interpretar os aspectos do meio ambiente e processar as informações. Alguns autores argumentam, no entanto, que algumas emoções podem ser causadas sem qualquer intervenção cognitiva, sendo esta uma acção simultânea (Ledoux 1996).
Eckman (1994) divide as emoções em duas categorias: básicas (primárias) e complexas (secundárias), as básicas são as inatas (como o sorriso e entendidas nas...
tracking img