Emissão e absorção da radiação

Páginas: 6 (1437 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
O Virús

Vírus são pequenos agentes infecciosos que apresentam genoma constituído de uma ou várias moléculas de ácido nucléico, as quais possuem a forma de fita simples ou dupla. Os ácidos nucléicos dos vírus geralmente apresentam-se revestidos por um envoltório protéico formado por uma ou várias proteínas, o qual pode ainda ser revestido por um complexo envelope formado por uma bicamadalipídica.
As partículas virais são estruturas extremamente pequenas, submicroscópicas. A maioria dos vírus apresentam tamanhos diminutos, que estão além dos limites de resolução dos microscópios ópticos, sendo mais comum para a visualização o uso de microscópios eletrônicos. Vírus são estruturas simples, se comparados a células, e não são considerados organismos, pois nãopossuem organelas ou ribossomos, e não apresentam todo o potencial bioquímico necessário à produção de sua própria energia metabólica. Eles são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, pois dependem de células para se reproduzirem. Além disso, diferentemente dos organismos vivos, os vírus são incapazes de crescer em tamanho e de se dividir. A partir das células hospedeiras, os vírus obtêm: aminoácidos e nucletídeos;maquinaria de síntese de proteínas (ribossomos) e energia metabólica.
Fora do ambiente intracelular, os vírus são inertes Porém, uma vez dentro da célula, a capacidade de replicação dos vírus é surpreendente: um único vírus é capaz de produzir, em poucas horas, milhares de novos vírus. Os vírus são capazes de infectar seres vivos de todos os domínios. Desta maneira, os vírus representam a maiordiversidade biológica do planeta, sendo mais diversos que bactérias, plantas, fungos e animais juntos

-------------------------------------------------
Estrutura viral
Esquemas da estrutura de dois vírions com capsídeo de simetria icosaédrica:
A. Vírion não envelopado
B. Vírion envelopado
Dentre os vários grupos de vírus existentes, não existe um padrão único de estrutura viral. A estruturamais simples apresentada por um vírus consiste de uma molécula de ácido nucléico coberta por muitas moléculas de proteínas idênticas. Os vírus mais complexos podem conter várias moléculas de ácido nucléico assim como diversas proteínas associadas, envoltório protéico com formato definido, além de complexo envelope externo com espículas. A maioria dos vírus apresentam conformação helicoidal ouisométrica. Dentre os vírus isométricos, o formato mais comum é o de simetria icosaédrica.

Partícula viral
Os vírus são formados por um agregado de moléculas mantidas unidas por forças secundárias, formando uma estrutura denominada partícula viral. Esta é constituída por diversos componentes estruturais.
1. Ácido nucléico: molécula de DNA ou RNA que constitui o genoma viral.
2. Capsídeo:envoltório proteico que envolve o material genético dos vírus.
3. Nucleocapsídeo: estrutura formada pelo capsídeo associado ao ácido nucléico que ele engloba.
4. Capsômeros: subunidades proteicas que agregadas constituem o capsídeo.
5. Envelope: membrana rica em lipídios que envolve a partícula viral externamente. Deriva de estruturas celulares, como membrana plasmática e organelas.6. Peplômeros (espículas): estruturas proeminentes, geralmente constituídas de glicoproteínas e lipídios, que são encontradas ancoradas ao envelope, expostas na superfície.

Uma partícula viral completa é denominada vírion. Os vírions dos diferentes grupos de vírus podem possuir ou não um envelope que envolve a partícula viral externamente.

-------------------------------------------------Ciclo de replicação viral
Como já mencionado anteriormente, vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, pois necessitam do ambiente intracelular de um organismo vivo para se reproduzir. Ao processo de reprodução de um vírus dá-se o nome de replicação viral. O tempo de duração do ciclo de replicação viral varia entre as diversas famílias de vírus, podendo levar poucas horas ou até...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Absorção e emissão da radiação
  • absorcao e emissao de radiacao
  • Apl1.1 absorçao e emissao de radiaçao
  • Absorção e emissão de radiaçao
  • Absorção e Emissão de Radiação
  • Absorção e emissão de radiação
  • Absorção e emissão de radiação
  • Absorcao emissao radiacao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!