Emilio resumo jean jacques rousseau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Jean Jacques Rousseau nasceu em Genebra, Suíça, no dia 28 de junho de 1712 e faleceu em 02 de julho de 1778.
Obra “Emilio”
Assim como imaginao individuo em estado de natureza. Uma pura hipótese de um ser primitivo que nunca existiu historicamente, Rousseau também cria, no esboço de uma pedagogia, a figura de Emilioque, para não correr o risco de ser contaminado por preconceitos, é educado por um preceptor à margem do contato pernicioso da sociedade.
Segundo a ordem da própria natureza, não anatureza do selvagem, mas a verdadeira, natureza que responde à vocação humana, a educação de Emilio começa pelo desenvolvimento das sensações dos sentimentos, pois, antes daidade da razão, aos 15 anos, existe uma “razão sensitiva”. Segundo Rousseau, é preciso não abafar os instintos, os sentidos, as emoções, os sentimentos anteriores ao própriopensamento elaborado. A espontaneidade é valorizada e os castigos desestimulados, pois a experiência é a melhor conselheira. Rousseau também desconsidera o conhecimento tradicional, eadverte que a criança deve aprender a pensar por conta própria. É assim que imagina Emílio chegando por si só às noções de bem e mal e às concepções morais e religiosas, já que tratarde religião antes do desenvolvimento suficiente da razão é correr o risco de idolatria.
Contudo, está obra o Emílio de Rousseau, permitiu-me compreender melhor que homemprecisa olhar a vida com simplicidade e harmonia , pois vivemos em um mundo físico harmonioso, o mundo humano e egoísta cheios de conflitos. Tanto a sociedade quanto o desenvolvimentodo homem se modificam e é por isso, que a educação é fundamental a essa adaptação.

BIBLIOGRAFIA

ROUSSEAU, Jean Jacques. Emilio. 3ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
tracking img