Emiliano zapatta salazar e a revolução mexicana

Páginas: 4 (828 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2011
Emiliano Zapata Salazar nasceu no pequeno estado mexicano de Morelos em 08 de agosto de 1879, no vilarejo de San Miguel Anenecuilco. Naquele tempo o México era dominado pela ditadura de PorfirioDíaz, que ascendeu ao poder em 1876. A família de Zapata, apesar de não ser rica, mantinha-se independente. Nunca foi realmente ameaçada de pobreza, evitando a peonagem e mantendo sua própria terra(ranchero). Díaz deu a amigos e associados os cargos mais importantes no país, e sob ordens destas pessoas, cada vez mais se concentrava a terra em propriedade de poucos. Em geraçõesanteriores os Zapata haviam até mesmo sido "porfiristas", ou seja, haviam dado suporte à Diaz. Aos 30 anos foi confiada a Zapata uma chefia do vilarejo, posto que lhe tornou porta-voz dos interesses deAnenecuilco.
Por muitos anos Zapata manteve-se firme em campanha pelos direitos dos habitantes do vilarejo, primeiro através da recuperação de antigos títulos de propriedade, e depois pela pressão poratitudes sobre o governo de Morelos. Finalmente, desanimado com a falta de ações do governo e com os privilégios dados aos ricos fazendeiros, Zapata começou a fazer uso da força armada, simplesmentese apossando das terras em disputa.

Nessa época Porfirio Díaz estava tendo que se preocupar com a candidatura de Francisco Madero, capitalista liberal com plenas condições de removê-lo do poder eprovocar mudanças nos rumos do país. Zapata fez alianças secretas com Madero. Zapata rapidamente assumiu um papel importante, tornando-se o general de um exército (Exército Libertador do Sul). Aintrodução de Zapata ao anarquismo aconteceu por obra de um professor local, Otilio Montano, que expôs a Zapata os trabalhos de Peter Kropotkin e Flores Magón no mesmo período em que o futuro líderrevolucionário estava observando e tomando parte nos conflitos dos pequenos agricultores pela terra.
Díaz foi derrubado por Madero em 1911, em grande parte devido as rebeliões promovidas pelos peões....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução méxicana
  • Revolução mexicana
  • a revolução mexicana
  • Revolução Mexicana
  • revoluçao mexicana
  • Revolução Mexicana
  • Revolução Mexicana
  • Revolução Mexicana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!