Emilia no pais da gramatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LOBATO, J. B. M. Emilia no país da gramática. 36. ed. São Paulo: Brasiliense, 1992.
*Maria Adailza
RESUMO:

Emilia no país da gramática foi publicado em 1934, Monteiro Lobato da asas a imaginação. através de Emília, narra uma envolvente aventura pelo país da Língua Portuguesa, a Portugália, onde as personagens descobrem o maravilhoso mundo que se esconde atrás das criticadas regrasgramaticais. Conta a viagem de Pedrinho, Narizinho, Visconde, Quindim, e Emília, estes fazem uma viagem pelo pais da gramática. Quindim, o rinoceronte, é quem leva todo esse pessoal até esse país e é ele quem explica tudo. Os personagem vão descobrindo à gramática de maneira fantástica. Aprendem a língua portuguesa de um jeito muito divertido, usando a imaginação e a criatividade. Caminhando pelos bairrosda cidade Portugália, brincando de criar palavras, interjeições, orações e conversando com as senhoras Etimologia, Sintaxe, Ortografia e muitas outras. Visitou o Campo de Marte onde vivem acampados os Verbos, Depois dos Substantivos são os Verbos as palavras mais importantes da língua. Só com um Nome e um Verbo já podem os homens exprimir uma idéia.trabalhou o conceito de verbo, todos os demaisconteúdos pertinentes.

“Mas o homem obriga a gente a decorar uma porção de definições que ninguém entende. Ditongos, fonemas, gerúndios. . .(p.6)”
“— Não comece a falar difícil que nós ficamos na mesma — observou Emília. — Sons Orais, que pedantismo é esse? — Som Oral quer dizer som produzido pela boca, A, E, I, O, U são Sons Orais, como dizem os senhores gramáticos[...](p.7)”
“Os sonsespalhados pelo ar, e que são representados por letras, fundem-se logo adiante em SÍLABAS, e essas Sílabas formam PALAVRAS — as tais palavras que constituem a população da cidade onde vamos. Reparem que entre as letras há cinco que governam todas as outras. São as Senhoras VOGAIS — cinco madamas emproadas e orgulhosíssimas, porque palavra nenhuma pode formar-se sem a presença delas. As demais letrasajudam; por si mesmas nada valem. Essas ajudantes são as CONSOANTES e, como a palavra está dizendo, só soam com uma Vogai adiante ou atrás.(p.8)
“— São as cidades do País da Gramática. A que está mais perto chama-se Portugália, e é onde moram as palavras da língua portuguesa. Aquela bem lá adiante é Anglópolis, a cidade das palavras inglesas.(p.9)
“— Anglópolis é a maior de todas — disseQuindim. — Moram lá mais de quinhentas mil palavras.(p.9)”
“— Galópolis, a cidade das palavras francesas. A outra é Castelópolis, a cidade das palavras espanholas. A outra é Italópolis, onde todas as palavras são italianas.(p.9)”
“— E que quer dizer Sílaba? — perguntou a boneca. — Quer dizer um grupinho de sons, um grupinho ajeitado; um grupinho de amigos que gostam de andar semprejuntos; o G, o R e o A, por exemplo, gostam de formar a Sílaba Gra, que entra em muitas palavras.(p.10)”

“— Graça, Gravata, Gramática. . . — exemplificou Pedrinho. — Isso mesmo aprovou Quindim. — Também o M e o U gostam de formar a Sílaba Mu, que entra em muitas palavras.(p.10)”
“Como na língua portuguesa as palavras com acento na antepenúltima não são muitas, elas formam uma esquisitice, e porisso são chamadas de Esdrúxulas.(p.11)”
“Os meninos entraram por um desses bairros pobres, chamado o bairro do Refugo, e viram grande número de palavras muito velhas, bem corocas, que ficavam tomando sol à porta de seus casebres. Umas permaneciam imóveis, de cócoras, como os índios das fitas americanas; outras coçavam-se.(p.12)”
“[...] Existem certos sujeitos que, por esporte, gostam de escreverà moda antiga; e quando um deles se mete a fazer romance histórico, ou conto em estilo do século XV, ainda me chama para figurar nos diálogos, em vez do tal Francamente que tomou o meu lugar.(p.13)”
“Acho odioso isso. Assim como num país entram livremente homens de todas as raças —
italianos, franceses, ingleses, russos, polacos, assim também devia ser com as palavras. Eu, se fosse...
tracking img