Emile durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 Introdução

Augusto Comte é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira vez usou essa palavra, em 1839, no seu Curso de Filosofia Positiva. Mas foi com Emile Durkheim que a Sociologia passou a ser considerada uma ciência e como tal se desenvolveu.

Durkheim formulou as primeiras orientações para a Sociologia e demonstrou que os fatos sociais têmcaracterísticas próprias, que os distinguem dos que são estudados pelas outras ciências. Para ele, a Sociologia é o estudo dos fatos sociais.


1. BIOGRAFIA




Émile Durkheim nasceu em Épinal, na França no dia 15 de abril de 1858.
Descendente de uma família judia, anda menino decidiu não seguir o caminho dos familiares, casado e pai de um casal de filhos.

Em sua obra explicava os fenômenosreligiosos a partir de fatores sociais e não divinos. Tal fato não o afastou da comunidade judaica. Tambem entre sua familia, seu sobrinho Marcel Mauss formou um grupo, que ficou conhecido como escola sociológica francesa.

Em 1879 entrou na École Normale Supérieure (Escola Normal Superior de) iniciou seus estudos filosóficos 1882 com o título de Associado de Filosofia.

Em 1882 realiza concurso paradocência em filosofia e é nomeado professor em Sens e Saint-Quentin.

Em 1885 vai estudar ciências sociais em Paris e na Alemanha (onde permanece por um ano) é nomeado professor de pedagogia e ciência social na Faculdade de Letras da Universidade de Bordéus (primeiro curso de sociologia nas universidades francesas).

Em 1906 é nomeado professor - titular da cadeira de pedagogia da Faculdade deLetras de Paris, onde leciona pedagogia e sociologia.

Em 1910 transforma a cadeira na Sorbonne em cátedra de Sociologia

Em 1915 perde seu filho único no front de Salonique, durante a 1ª Guerra
Mundial.
Morre em Paris em 15 de novembro de 1917 e encontra-se sepultado no Cemitério do Montparnasse na capital francesa.


2. IMPORTANCIA DE ÉMILE NA SOCIOLOGIA




Em conjunto com seuscolaboradores, Durkheim emancipou a Sociologia da Filosofia Social e colocou-a como disciplina científica rigorosa. Sua preocupação foi definir o método e as aplicações desta nova ciência. Ele formulou com clareza o tipo de acontecimento sobre os quais o sociólogo deveria se debruçar: os fatos sociais que deveriam ser o objeto da Sociologia.


Seu principal trabalho é na reflexão da “consciênciaseletiva”.

A educação desempenha uma importante tarefa na conformação dos indivíduos à sociedade em que vivem, a ponto de, após algum tempo, as regras estarem internalizadas e transformadas em hábitos.


Uma vez identificados e caracterizados os fatos sociais, a preocupação de Durkheim dirigiu-se para a conduta necessária ao cientista, a fim de que seu estudo tivesse realmente basescientíficas. Para Durkheim, como para todos os positivistas, não haveria explicação científica se o pesquisador não mantivesse certa distância e neutralidade em relação aos fatos, resguardando a objetividade de sua análise. Foi preciso que o sociólogo deixe de lado seus valores e sentimentos pessoais em relação ao acontecimento a ser estudado, pois eles nada têm de científico e podem distorcer a realidadedos fatos.

Dentro do paradigma da modernidade, a corrente de pensamento sociológico que acreditava no progresso linear da sociedade e principalmente no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais que era o positivismo durkheimiano acreditava que a sociedade poderia ser analisada da mesma forma que os fenômenos da natureza e apartir dessa suposição, utilizava em seus estudos os mesmos procedimentos das ciências naturais. Este autor, evolucionista, queria fundar uma ciência experimental baseada na observação, experimentação e explicação dos fatos sociais.










3. ESTUDOS SOCIAIS DE ÉMILE DURKHEIM





A divisão do trabalho social (1893)


É um livro que analisa as funções sociais do trabalho na...
tracking img