Emile durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
FACULDADE SÃO LUÍS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

EMILE DURKEIM

São Luís
2011
ALEXANDRE
ALINE RABELO
ANA BRUNA
ANA PAULA
HAYLTON SANTOS
ISABELA
MARCOS
MAURICIO
MAYCON
SERGIO

EMILE DURKHEIM
Trabalho apresentado ao Curso de
Administração da Faculdade SãoLuís.
Orientador: prof.

São Luís
2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................

Introdução
Neste trabalho temos como tema abordado vida e obra de Émile Durkheim, nascido na cidade de Épinal (região de Lorena, França) no dia 15 de abril de 1858. Faleceuem Paris, capital francesa, em 15 de novembro de 1917. É considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna, pois como “o pai da sociologia” e como o primeiro sociólogo, ele também foi o primeiro professor de sociologia em uma instituição de ensino superior.
O seu objetivo de estudo foi os fatos sociais, estes que só podem ser observados através de seus efeitos sociais.Tendo como principais obras, A divisão do trabalho social (1893), As regras do método sociológico (1895), O suicídio (1897), A educação moral (1902), As formas elementares da vida religiosa (1912) e Lições de Sociologia (1912).

Biografia
Emile Durkheim nasceu na pequena cidade francesa conhecida pelo nome de Épinal. Descendente de uma família de rabino, os valores de seu lar eram muitostradicionais: respeito e obediência as ordem do chefe da família eram leis sagradas.
Ainda moço decidiu não seguir o caminho dos familiares levando, pelo contrario, uma vida bastante secular. Em sua obra, por exemplo, explicava os fenômenos religiosos a partir dos fatores sociais e não divinos. Tal fato não afastou, no entanto, da comunidade judia muitos de seus colaboradores, entre eles seu sobrinhoMarcel Maguss formaram um grupo que ficou conhecido como escola sociológica frâncesa.
Perdeu seu pai quando ainda era garoto. Tal acontecimento iria influir muito em sua vida, pois, como filho mais velho, tornou-se ele o chefe da família.
Aos 21 anos de idade, Durkheim foi estudar na Escola Normal Superior (École Normale Supérieure), durante esses estudos teve contato com as obras August Comte eHerbert Spencee que o influenciaram significativamente na tentativa de buscar a cientificidade no estudo das humanidades, e passou a dedicar-se ao mundo intelectual. Formou-se em Filosofia, no ano de 1882. Cinco anos após sua formatura, foi trabalhar na Universidade de Burdeos como professor de pedagogia e ciência social. Neste período, começaram seus estudos sobre sociologia.
Vivendo numa épocade mudanças, onde a nascente sociedade capitalista acabava de destruir as velhas instituições feudais e impunham os novos valores burgueses, Durkheim afirmará sua preocupação com o estabelecimento da nova ordem social.
Faleceu em Paris em 15 de novembro de 1917. Encontra-se sepultado no cemitério de montparnasse, Paris na França.

Durkheim e a sociologia:
Durkheim formou-se em Filosofia,porém sua obra inteira é dedicada à Sociologia. Seu principal trabalho é na reflexão e no reconhecimento da existência de uma "Consciência Coletiva". Ele parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou Humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste.
No início desua carreira Durkheim empregava o termo "ciências sociais", paulatinamente substituído pelo de “sociologia”, mas reservando aquele ainda para designar as “ciências sociais particulares”, que são divisões da Sociologia.
Ao iniciar suas funções em Bordeaux, foi convidado a pronunciar a aula inaugural do ano letivo de 1887-88, publicada neste último ano sob o título de “Cours de Science Sociale”....
tracking img