Emile durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Émile Durkheim nasceu em Épinal, no dia 15 de abril de 1858, região da Alsácia, na França. Iniciando os estudos em Epinal posteriormente partindo para Paris, no Liceu Louis Le Grand e naÉcole Normale Superiéure (1879).
Considerado um dos pais da sociologia moderna. , tendo sido o fundador da escola francesa, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoriasociológica. Aos 21 anos de idade, Durkheim foi estudar na Escola Normal Superior (École Normale Supérieure) e passou a dedicar-se ao mundo intelectual. Formou-se em Filosofia no ano de 1882. Cinco anos após suaformatura, foi trabalhar na Universidade de Burdeos como professor de pedagogia e ciência social. Neste período, começaram seus estudos sobre sociologia. Seu principal trabalho é na reflexão e noreconhecimento da existência de uma "Consciência Coletiva”, fato social e anomia. Partindo do principio de que o homem não passa de um animal selvagem, e tornou-se humano porque tornou-se sociável sendocapaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo.
Suas principais obras são:
- A divisão do trabalho social (1893)
- As regras do método sociológico (1895)
- O suicídio (1897)- A educação moral (1902)
- As formas elementares da vida religiosa (1912)
- Lições de Sociologia (1912)

Fundou também a revista L’Année Sociologique, que afirmou a preeminência durkheimiana nomundo inteiro.

Émile Durkheim nasceu na cidade de Épinal (região de Lorena, França) no dia 15 de abril de 1858. Faleceu em Paris, capital francesa, em 15 de novembro de 1917. É considerado, juntocom Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna.
Fato social
 Nem tudo que uma pessoa faz é um fato social, para ser um fato social tem de atender a três características: generalidade,exterioridade e coercitividade. Isto é, o que as pessoas sentem, pensam ou fazem independente de suas vontades individuais, é um comportamento estabelecido pela sociedade. Não é algo que seja imposto...
tracking img