Emile durkheim

Páginas: 2 (257 palavras) Publicado: 22 de fevereiro de 2013
Émile Durkheim

Émile Durkheim nasceu em Épinal, na Lorraine no dia 15 de abril de 1858.
Descendente de uma família judia. Iniciou seus estudos filosóficos naEscola Normal Superior de Paris, indo depois para Alemanha.
Ainda menino decidiu não seguir o caminho dos familiares levando, pelo contrário, uma vida bastantesecular.
Em sua obra, por exemplo, explicava os fenómenos religiosos a partir de fatores sociais e não divinos. Tal fato não o afastou, no entanto, da comunidade judaica.Muitos de seus colaboradores, entre eles seu sobrinho Marcel Mauss formaram um grupo que ficou conhecido como escola sociológica francesa. Entrou na École NormaleSupérieure em 1879 juntamente com Jean Jaurès e Henri Bergson.
Durante estes estudos teve contatos com as obras de August Comte e Herbert Spencer que o influenciaramsignificativamente na tentativa de buscar a cientificidade no estudo das humanidades.
Durkheim formou-se em Filosofia, porém sua obra inteira é dedicada àSociologia. Seu principal trabalho é na reflexão e no reconhecimento da existência de uma "Consciência Coletiva". Ele parte do princípio que o homem seria apenas um animalselvagem que só se tornou Humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviverno meio deste.

Suas principais obras são: Da divisão do trabalho social, As regras do método sociológico, O suicídio, Formas elementares da vida religiosa,Educação e sociologia, Sociologia e filosofia.
Morreu em Paris em 15 de novembro de 1917 e encontra-se sepultado no Cemitério do Montparnasse na capital francesa.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Emile durkheim
  • Emile durkheim
  • Emile durkheim
  • Emile durkheim
  • Emile durkheim
  • Emile durkheim
  • Émile Durkheim
  • Emile Durkheim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!