Emile durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Neste trabalho falaremos sobre a vida e as principais obras de David Émile Durkheim.Biografia

David Émile Durkheim foi um sociólogo francês. Nasceu em Épinal em 15 de abril de 1858.
Nascido de pais judeus, seu pai era um proeminente rabino na região, enquanto seu avô e bisavô haviamsido rabinos antes dele. Na juventude, Durkheim se foi, aparentemente, destinado ao rabinato, mas em vez entrou em um curso de educação secular. 
Na École Normale Superieure, em Paris, ele seconcentrou em filosofia, mas também explorou uma vasta gama de questões políticas e sociais. Oito anos depois Durkheim assegurou uma posição em Bordeaux em 1887. Lá, ele ensinou pedagogia e ciências sociaisaté 1902, quando ele foi chamado para um cargo de professor da educação (mais tarde alterado para incluir sociologia) na Sorbonne, em Paris, onde permaneceu até sua morte.  Embora ele já havia surgidoà proeminência em Bordeaux, Durkheim tornou-se figura de destaque na vida intelectual francesa durante seus anos em Paris, e sua obra exerceu uma forte influência em círculos oficiais de ensino, bemcomo as ciências sociais. Ele permaneceu um partidário do republicanismo liberal durante as crises políticas enfrentadas pela França durante a sua vida e falou publicamente em várias ocasiõesimportantes em defesa de tais ideais.
Foi um dos primeiros a estudar mais profundamente fenômenos sociais como suicídio, o qual, segundo ele, é praticado na maioria das vezes em virtude da desilusão doindividuo com relação ao meio social em que vive.
Para Durkheim, o objeto da Sociologia são os fatos sociais, que devem, ser estudados como “coisas”, isto é, como algo com existência própria, objetiva, eque atua de forma coercitiva sobre os indivíduos.
O sistema sociológico de Durkheim baseia-se em quatro princípios fundamentais:
1. A sociologia é uma ciência independente das demais Ciências...
tracking img