Emile durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Educação na Visão de Émile Durkheim




Há milhares de anos os seres humanos procuram compreender a vida em grupo, para isso, já tentaram vários métodos, desde a fantasia e a imaginação,fruto de uma postura mítica, passando pela Filosofia e pela dogmática religiosa.
Depois de tantas tentativas de compreender a realidade surgiu, no século 19, a Sociologia. Esse período foimarcado por transformações, fazendo o homem analisar a sociedade como um novo "objeto" de estudo. Essa situação foi gerada pelas revoluções industrial e francesa, que mudaram completamente o curso que asociedade estava tomando na época. A Revolução Industrial representou a consolidação do capitalismo, uma nova forma de viver, a destruição de costumes e instituições, a automação, o aumento desuicídios, prostituição e violência, a formação do proletariado, etc. Essas novas existências foram modificando o pensamento moderno, que foi se tornando racional e científico, substituindo as explicaçõesteológicas, filosóficas e de senso comum.
Na Revolução Francesa, encontravam-se filósofos a fim de transformar a sociedade, os iluministas, que também objetivavam demonstrar as injustiças dealgumas instituições, pregando a liberdade e a igualdade dos indivíduos, porém, mais tarde se descobriu que eram falsos dogmas.
Assim, os pensadores tentavam reorganizar a sociedade, estabelecendoordem, conhecendo as leis que regem os fatos sociais. Surgiu então o positivismo, um movimento que revalorizou certas instituições que a revolução francesa tentou destruir. Foi dentro desse contextoque surgiu a sociologia, que mesmo antes de ser considerada ciência, estimulou a reflexão da sociedade moderna colocando como "objeto de estudo" a própria sociedade, tendo como um de seus principaisarticuladores Émile Durkheim.
No pensamento durkeiniano a sociedade prevalece sobre o indivíduo, pois quando este nasce tem de se adaptar às normas já criadas, como leis, costumes, línguas,...
tracking img