Emile durkein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução





Émile Durkheim é considerado um dos pais da Sociologia moderna, tendo sido o fundador da escola francesa, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. Éamplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social.









Émile Durkheim é considerado, ao lado de Karl Marx e Max Weber, um dos pais da sociologia. Formadoem Filosofia, tomou a sociedade como objeto legítimo de estudo, com natureza e dinâmica próprias, rompendo com a tendência então dominante de reduzir os fenômenos sociais a experiências individuais.Durkheim foi influenciado pelo positivismo de Augusto Comte, para quem a vida social era regida por leis e princípios a serem descobertos a partir de métodos associados às ciências físicas ebiológicas. Essa influência aparece de maneira muito clara nas metáforas por ele utilizadas para comparar a sociedade a um organismo vivo.
Atendo às instituições responsáveis pela ordem social, Durkheimestudou a religião como um sistema de forças cuja função era criar coesão social. Preocupou-se também com o estudo das relações entre as estruturas sociais e o comportamento individual, tema de Osuicídio (1897). Conceito como o de fato social e o anomia mostram seu esforço em compreender a sociedade a partir de suas leis e regras.
Durkheim foi o primeiro professor de sociologia em umauniversidade e influenciou importantes autores, como Marcel Mauss e Louis Dumont. Suas principais obras, além da já citada, são Da divisão do trabalho social (1893), As regras do método sociológico (1895) e Asformas elementares da vida religiosa(1912).

Fatos sociais

“Os fatos sociais são coisas”. Com essa afirmação, Durkheim apresenta em seu livro, As regras do método sociológico, um de seus maisconhecidos conceitos. Mas a que “coisa” esse conceito refere? A qualquer “coisa”, própria da sociedade a que pertence um indivíduo, capaz de exercer algum tipo de coerção sobre ele, Isso significa...
tracking img